sábado, 5 de maio de 2018

MORAR MELHOR: Mais 280 imóveis são entregues no Baldeador



Imóveis foram entregues nesta sexta-feira. Foto: Luciana Carneiro / Divulgação


Apartamentos são destinados a moradores que perderam suas casas durante as chuvas de 2010

A Prefeitura de Niterói e a Caixa Econômica Federal entregaram nesta sexta-feira (4) as chaves dos apartamentos de mais dois empreendimentos imobiliários destinados a moradores que perderam suas casas ou ficaram desalojadas por causa das chuvas de 2010. Foram inaugurados os condomínios Bento Pestana II e Bento Pestana III, com 140 apartamentos cada.

Presente à solenidade, o prefeito Rodrigo Neves disse que a entrega dos imóveis foi mais uma vitória de sua administração e representa o fim do sofrimento de muitas famílias que perderam seus imóveis na tragédia de 2010. Ele visitou uma das unidades e entregou as chaves de um dos imóveis a um casal que, além da casa nova, comemorava 50 anos de casamento.

“Hoje é dia de alegria. Foram oito anos de espera e foi preciso um esforço muito grande da prefeitura e da Caixa para que esse empreendimento fosse concluído. Eu estive aqui em 2013, no meu primeiro ano de governo, e falei: aqui, nesse terreno, eu vou construir casas para as pessoas que perderam tudo na tragédia do Bumba. E hoje estamos aqui entregando as chaves dos imóveis para essas pessoas que resistiram e lutaram muito para chegar aqui”, disse o prefeito.




Os empreendimentos, erguidos na Estrada Bento Pestana, fazem parte do Programa Morar Melhor, que utiliza recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, e investimentos da prefeitura de Niterói. O Município gastou R$ 3,3 milhões em obras de contenção de encostas e infraestrutura no terreno. Ao todo, foram entregues 280 apartamentos de dois quartos, em prédios de cinco pavimentos. Os condomínios têm área de lazer, com churrasqueira, salão de reuniões, quadra poliesportiva e área com brinquedos. Os dois condomínios também contam com unidades adaptadas para pessoas com deficiência.

Thamires Ribeiro Guimarães, 27 anos, estava feliz na solenidade ao lado do filho pequeno. Em 2010 ela morava com os pais e dois irmãos numa casa na Cova da Onça, no Baldeador, quando a encosta do morro deslizou com as chuvas e soterrou o imóvel. Os pais dela e os irmãos morreram na tragédia. Desde então, Thamires vinha morando de forma improvisada em casas de amigos e parentes. “hoje eu estou virando definitivamente a página daquela tragédia de 2010. Agora vou ter um lugar seguro para criar meu filho”, contou ela emocionada.




Quem também não vê a hora de mudar para o novo endereço é o casal Luciano Gonzaga Alencar, 73 anos, e Marli Damasceno Alencar, 68 anos. Eles estão completando 50 anos de casamento e visitaram o imóvel que irão ocupar no bloco 2 ao lado do prefeito Rodrigo Neves. Dona Marli contou que a casa onde eles moravam na comunidade 340, no Caramujo, foi interditada por conta das avarias sofridas nas chuvas de 2010. Desde então, o casal passou a morar em um barraco improvisado construído no quintal do imóvel. “Nossa casa ficou com muitas rachaduras, a laje ameaça cair até hoje. Mas, como não tínhamos para onde ir, construímos um barraquinho no quintal e passamos a viver lá, no improviso”, explicou dona Marli.

As 280 famílias que ocuparão o empreendimento não pagarão pelos imóveis. Elas receberão gratuitamente os apartamentos como forma de compensação pela perda dos imóveis que possuíam em áreas consideradas de risco na cidade.

A prefeitura de Niterói está fazendo o maior investimento da história da cidade em habitação popular. Nos últimos três anos a prefeitura contratou mais de 3 mil unidades, sendo que 1.550 unidades já foram entregues e estão em processo de negociação cerca de 4.200 unidades. Nas próximas semanas serão entregues mais 280 unidades em dois empreendimentos na Ititioca.

Também participaram da solenidade de inauguração os deputados federais Chico D’Ângelo e Soraya Santos; o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Bagueira; a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcele Sardinha; e o secretário municipal de Habitação, Beto da Pipa; entre outras autoridades.

Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.