quarta-feira, 30 de maio de 2018

Rumo à universalização do saneamento! Niterói inicia a construção da ETE Sapê









Obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sapê vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas

A Prefeitura de Niterói está dando mais um importante passo para universalizar o serviço de saneamento básico na cidade, que hoje já tem 94% de esgoto tratado. Em parceria com a concessionária Águas de Niterói, está em andamento a obra para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Sapê (ETE), que atenderá cerca de 20 mil pessoas nos bairros Sapê, Ititioca, Santa Bárbara e Caramujo.

Com capacidade para tratar 63 litros por segundo, a unidade será a nona da cidade.

“A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sapê adotará a mesma tecnologia de tratamento de esgoto aplicada na ETE Maria Paula. A previsão para conclusão dos serviços é para o primeiro trimestre de 2019. Após a inauguração dessa unidade, a Águas de Niterói dará início à construção da ETE Badu, que permitirá universalizar o esgotamento sanitário na região de Pendotiba”, explica o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes.

De acordo com Nelson Gomes, serão implantados cerca de 40 mil metros de rede coletora de esgoto e construídos mais de cinco mil linhas de recalque (tubulações) e 35 elevatórias (equipamento que bombeia o efluente até a ETE). O investimento é de R$ 34 milhões.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos Dayse Monassa afirma que estas ações e parcerias representam um importante passo na universalização do serviço de saneamento básico na cidade, e que a construção desta ETE será muito importante também para a preservação de rios e lagoas.

“O município vem ampliando as redes coletoras e de tratamento de esgoto. A construção da ETE Sapê contribuirá para melhorar a saúde da população, através da redução das doenças de veiculação hídrica, além de reduzir a poluição na Baía de Guanabara”, enfatiza Dayse Monassa, ressaltando que o trabalho realizado pela concessionária em parceria com o município vem rendendo conquistas importantes para a cidade, que ocupa o 1º lugar em saneamento básico no Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Instituto Trata Brasil. 

Fonte: O Fluminense




-------------------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:

INFRAESTRUTURA - SANEAMENTO: Rumo à universalização do esgotamento sanitário de Niterói 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.