sexta-feira, 4 de maio de 2018

EDUCAÇÃO EM NITERÓI: Inaugurada a primeira fase de obras da sede do IFRJ





03/05/2018 – A primeira etapa das obras de construção da sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro em Niterói foi entregue na manhã desta quinta-feira (03.05). Localizado no bairro do Sapê, em terreno doado pela Prefeitura de Niterói, o campus Niterói do IFRJ integra o programa de expansão da instituição, que incluiu também outros municípios do estado. A unidade oferecerá cursos técnicos, de graduação, mestrado e doutorado.

Na primeira etapa de obras, foi inaugurado o módulo educacional, composto por dois pavimentos com 20 salas de aula e laboratórios, além da área administrativa, biblioteca e auditório. No segundo semestre serão entregues um ginásio poliesportivo, laboratórios dos cursos técnicos e o refeitório. A área construída entregue é de mais de 3 mil metros quadrados, o que representa 56,9% do total.

As obras do IFRJ começaram em 2015. No entanto, o campus Niterói foi instalado provisoriamente no Caminho Niemeyer enquanto a sede não é concluída, e já conta com cerca de 450 alunos matriculados.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou da cerimônia de inauguração e destacou a importância da presença do IFRJ para o município.

“No início do mandato dialogamos com o IFRJ para viabilizar o projeto de expansão da instituição, levando a excelência em educação para milhares de jovens, transformando suas vidas, a das famílias e das comunidades. Em 2013 fizemos a cessão do terreno, com aprovação da Câmara Municipal. Acredito muito que esse acontecimento é histórico para a cidade de Niterói, que já tem uma grande universidade, a UFF, que muito nos orgulha, temos o Colégio Pedro II, e com a instalação definitiva do IFRJ no Sapê, não tenho dúvida que Niterói se consolida cada vez mais como uma referência positiva na educação no Rio de Janeiro e no Brasil. Acredito que o nosso desafio em relação à profissionalização, à graduação e pós-graduação será superado através dessa grande conquista que é ter o IFRJ em Niterói”, afirmou Neves.

A entrega da primeira etapa de obras da instituição marcou a despedida do reitor do IFRJ, Paulo Assis, que encerra seu mandato nos próximos dias. O reitor eleito Rafael Almada também participou do evento, assim como o diretor do Campus Niterói, Eudes Pereira.

Assis ressaltou que sem a parceria com a Prefeitura de Niterói e com o Legislativo municipal não seria possível instalar a unidade. “A instalação desse campus é o resultado de uma conjunção de esforços de vários órgãos. Agradeço a prefeitura por nos ceder o Caminho Niemeyer, onde iniciamos nossas atividades. A nova sede é uma construção coletiva que vai beneficiar ainda mais jovens de Niterói”, disse o reitor.

A solenidade de entrega da unidade contou com as presenças de secretários municipais, representantes do governo estadual e da Câmara dos Vereadores, além de professores, servidores e alunos do instituto.


Fonte: Prefeitura de Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.