quinta-feira, 10 de maio de 2018

Frente Nacional de Prefeitos conclui trabalhos em Niterói com reuniões técnicas



Desde domingo (06/05), a cidade de Niterói recebeu cerca de 2.000 visitantes que vieram participar da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. Dentre os visitantes, estiveram no Caminho Niemeyer, onde ocorreu a maioria das atividades, 11 pré-candidatos a presidente da República.

O último dia da programação foi dedicado a fóruns temáticos e reuniões das Redes de Secretários, abordando temas de interesse das cidades e políticas públicas, que reuniram Redes de Secretários e outros participantes.

Inovações em restauração de ecossistemas (iniciativa: ANAMMA)

Na terça feira, participei da "Mesa Redonda: Soluções Baseadas na Natureza para Cidades Resilientes", em atividade promovida pela Associação Nacional dos Municípios e o Meio Ambiente - ANAMMA.

Apresentei a palestra "Pró–Sustentável: visão sistêmica do território". Os demais palestrantes da Mesa foram especialistas ou representantes de empresas especializadas em paisagismo ecossistêmico e soluções baseadas na natureza.








Participaram dos debates:

  • Cecília Herzog, professora da PUC. Palestra: "Cidades biofílicas para os desafios contemporâneos" 
  • Daniela Ades, coordenadora de Relações Institucionais e Comunicação – ICLEI. Palestra: "Integrando elementos da natureza ao desenvolvimento local" 
  • Pierre-André Martin, sócio fundador da Embyá e professor de paisagismo da PUC-Rio. Palestra: "Paisagismo ecossistêmico para Cidades" 
  • Lilian Henglengde Gregori, diretora Geral da empresa Phytorestore Brasil. Palestra: "Como os municípios podem inovar utilizando soluções baseadas na natureza - casos de sucesso Phytorestore" 
  • Alejandra Devecchi, gerente de planejamento urbano e urbanismo da empresa Ramboll. Palestra: "Desenhando as Cidades com blue-green infrastructure".


FONARI - Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Relações Internacionais (Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói)

A Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói foi a anfitriã e organizadora do encontro, que debateu as parcerias internacionais e a captação de recursos junto a bancos multilaterais. 


Prefeito Rodrigo Neves esteve no Fórum de Relações Internacionais para saudar os presentes e dar a sua contribuição.


Coube a mim a coordenação do evento e abrir a programação com a palestra sobre "A experiência de Niterói no Financiamento da sua Carteira de Investimentos". Também foi palestrante no encontro:

  • Marcelo Haddad, da NitNegócios, que apresentou a estratégia de atração de investimentos privados nacionais e internacionais para Niterói.
  • Igor Baldez, falou sobre parcerias institucionais no exterior na área de tecnologia, cidades inteligentes e economia criativa. Citou a experiência de parceria com o estado americano de Maryland em vários temas, como meio ambiente, e com a cidade de Annapolis, no setor náutico. Ambas as parcerias são facilitadas pela organização Companheiros das Américas.  

Reunião com bancos de desenvolvimento 

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, presidente do ConLeste – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, convidou os demais prefeitos para uma reunião com dirigentes dos bancos que financiam investimentos municipais. Além dos prefeitos, estiveram presentes representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF, da Caixa Econômica Federal e da Agência Francesa de Desenvolvimento - AFD.




Foram debatidos procedimentos de captação de recursos pelos municípios e possibilidades de intermediação pelo ConLeste.

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana

Acompanhei a apresentação do secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Renato Barandier, que abordou a experiência de Niterói de implantação de soluções de mobilidade e transporte coletivo.

Encontro da Rede Nacional de Mobilidade de Baixo Carbono e Oficina do projeto “Ruas Completas” – FNP e WRI Brasil

No evento, a Prefeitura de Niterói apresentou o planejamento que desenvolve para a reforma urbana de avenidas no Centro de Niterói, dentro do conceito de "Ruas Completas".


-------




A avaliação que fazemos quanto ao encontro da FNP em Niterói é muito positiva. Na opinião de muitos participantes, o evento foi um sucesso institucional para a FNP, para a mobilização política dos municípios - com especial destaque para a participação dos presidenciáveis, e para Niterói, que ganhou ainda mais visibilidade e destaque nacional.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói




-----------------------------------------------------------



Fóruns encerram Frente Nacional de Prefeitos em Niterói




Cidade recebeu mais de dois mil gestores de todo o Brasil, além de pré-candidatos à presidência

Niterói encerrou sua participação na 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, nesta quarta-feira (9), com a participação do prefeito Rodrigo Neves e de grande parte do secretariado em fóruns que reuniram gestores municipais de todo o Brasil. Durante o evento, no Caminho Niemeyer, a cidade recebeu mais de 2 mil dirigentes de todas regiões do país, além de pré-candidatos à presidência da República e diretores das maiores instituições financeiras nacionais e internacionais.

Acompanhado do presidente da FNP e prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, Rodrigo Neves falou sobre as iniciativas de Niterói durante o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

“A mobilidade é, junto a segurança pública, um dos maiores desafios do meio urbano nacional. Nos últimos anos, estamos implementando medidas inovadoras, como o bicicletário Arariboia, a expansão da malha cicloviária e o sistema BHLS, para enfrentar esse desafio em Niterói. Sabemos que a mobilidade só será sustentável se melhorarmos os transportes públicos”, defendeu.

O prefeito de Niterói também participou do Fórum de Relações Internacionais, que foi aberto pelo secretário Executivo, Axel Grael. Em seguida, se juntou à secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, no seminário Desafios Para A Gestão da Educação Pública Municipal. Ele ainda acompanhou o workshop “Nova Gestão Pública: uma agenda para o Brasil (2019-2022)", com a secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói, Giovanna Victer.

De tarde, no Fórum de Transportes e Trânsito o presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha, o secretário Executivo, Axel Grael, e o secretário de Urbanismo, Renato Barandier, discutiram os caminhos do transporte em nível municipal.

“Niterói desloca, diariamente, contingente de 3 milhões que buscam acesso ao Rio de Janeiro. Em contrapartida, somos um município de apenas 500 mil habitantes. Temos feito, nos últimos cinco anos, investimentos buscando reduzir o tempo de deslocamento da população”, explicou Barandier.

Durante a mesa “Segurança Jurídica e Eficiência na Aplicação do Direito Público”, na parte da tarde, a secretária de Planejamento, Giovanna Victer, falou sobre o papel das políticas públicas na sociedade.

“A política pública, em sua definição, visa transformar a realidade. A nossa tarefa é tomar decisões com base nas expectativas de consequências de mudança da realidade. Como gestores, temos um leque de escolhas, decidimos qual será a alternativa de ferramenta de política pública, fundamento a minha decisão com base em dados, estatísticas, históricos e apresento a minha decisão pública de um ato administrativo”, explicou.

Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------


DOCUMENTOS:

Carta de Niterói
Carta do pré-candidato Lula aos prefeitos
Carta do pré-candidato João Amoêdo aos prefeitos
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.