quarta-feira, 30 de maio de 2018

Justiça autoriza alargamento e reurbanização da Marquês de Paraná





Objetivo é resolver o gargalo formado no fim da Rua Doutor Celestino por causa do mergulhão Ângela Fernandes
Divulgação / Ascom Niterói / Luciana Carneiro


Via é um dos principais eixos para os veículos que seguem do Centro para a Zona Sul

A 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou a realização das obras de alargamento e reurbanização da Avenida Marques de Paraná, que têm o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e a mobilidade na região central de Niterói. A intervenção tinha sido embargada a pedido do Ministério Público (MP), mas a Procuradoria Geral do Município recorreu e conseguiu a suspensão da liminar.

“O Tribunal entendeu que somente haveria sentido a realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), como pleiteado pelo MP, caso houvesse diversas obras simultâneas na área da OUC do Centro, o que não é o caso, já que se trata de uma intervenção pontual”, explica o procurador geral do Município, Carlos Raposo.

O alargamento da Marquês de Paraná, um dos principais eixos para os veículos que seguem do Centro para a Zona Sul, resolverá o gargalo formado no fim da Rua Doutor Celestino por causa do mergulhão Ângela Fernandes.

No sentido Icaraí, a via ganhará mais duas faixas de rolamento, totalizando cinco pistas, e uma ciclovia no trecho entre as ruas Doutor Celestino e Miguel de Frias. O projeto também inclui a reurbanização até a Avenida Amaral Peixoto, com calçadas dentro das normas de acessibilidade e uma nova praça sobre o mergulhão.

A obra será a primeira realizada com recursos obtidos através do modelo de outorga onerosa, que financiará ações do processo de requalificação do Centro. Serão utilizados R$ 11,8 milhões, dos R$ 14 milhões já pagos por investidores que tiveram seus projetos aprovados para a região central da cidade. As intervenções serão feitas através de licitação.

Demolições – A Prefeitura de Niterói já desapropriou e demoliu dois prédios: o edifício da Rua Doutor Celestino, 230, e o prédio número 286, da Marquês do Paraná. O próximo passo será a demolição do edifício da Rua Marquês de Paraná, 294, que conta com 17 apartamentos e lojas. Destes, resta apenas um em fase final de negociação e os outros 16 já estão desapropriados. A previsão é que as demolições sejam concluídas em julho.


Fonte: O Fluminense



------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

MARQUES DO PARANÁ: Demolições à vista
Pontapé inicial para duplicação da Avenida Marquês do Paraná
Obra da Marquês do Paraná vai começar no início do mêsINFRAESTRUTURA: Conheça a intervenção da Prefeitura que repaginará a Av. Marquês do Paraná
INFRAESTRUTURA: Marquês do Paraná é a ‘bola da vez’ para mobilidade urbana
Prefeitura inicia desapropriação de 35 imóveis para alargamento da Avenida Marquês do Paraná
INFRAESTRUTURA: Obras de ampliação na Niterói-Manilha começam em 60 dias
NITERÓI DE BICICLETA - Marquês do Paraná terá ciclofaixa
Programa "Niterói de Bicicleta" implantará ligação cicloviária entre a Av. Amaral Peixoto, Roberto Silveira e Rua São Lourenço
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura seguirá ampliando a sua malha cicloviária
INFRAESTRUTURA: Mergulhão da Praça Renascença é aberto aos motoristas

2018 será o ano da mobilidade em Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.