quarta-feira, 23 de maio de 2018

MERCADO MUNICIPAL DE NITERÓI: Prefeitura assina contrato de concessão




Na solenidade realizada no Solar do Jambeiro, Rodrigo Neves destacou o desenvolvimento econômico com o Mercado. Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói.


Prefeito Rodrigo Neves anuncia que projeto de revitalização das orlas será apresentado em outubro

“Além do investimento do consórcio, a Prefeitura vai investir R$ 25 milhões na revitalização do espaço público no entorno do mercado. Vamos repaginar aquela região. O Mercado Municipal será uma referência no estado, estimulando a economia da cidade e o turismo, gerando empregos e renda”, destaca o prefeito Rodrigo Neves.

Durante a solenidade, o prefeito Rodrigo Neves também declarou que o projeto para revitalização das orlas do Gragoatá, Icaraí e Charitas está em fase de elaboração e será apresentado em outubro deste ano. O planejamento é que o trâmite licitatório ocorra ainda em dezembro e em janeiro de 2019 as obras sejam iniciadas. O projeto de infraestrutura prevê a implementação de um deck, a construção de novos quiosques e áreas de lazer. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2020.

Mercado - A obra contará com duas fases. A primeira é a reforma do prédio, que vai manter os traços originais art déco, mas será revitalizado e modernizado. No térreo, o mercado contará com delicatessens, quiosques de flores, de artesanato e alimentos, entre outros produtos. No mezanino ficarão restaurantes e, no entorno, jardins, um biergarten, onde poderão ser apreciadas cervejas artesanais. A previsão é de que a primeira etapa das obras seja entregue em novembro de 2019, no aniversário da cidade.

Na segunda fase, serão construídas uma nova praça e um centro cultural e edifício-garagem com 300 vagas. Todo o local contará com medidas de sustentabilidade, como o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

“Um governo não pode olhar só a sua receita e seus gastos, tem que entender o sentimento das pessoas que moram na cidade. A revitalização do mercado é a revitalização do sentimento de pertencimento da cidade. A Prefeitura não precisa fazer tudo, mas precisa dar condições para que as empresas que atuam no município trabalhem no interesse do cidadão”, analisa a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer.

Ela explicou que o modelo da Parceria Público-Privada (PPP) é a concessão de obra pública, onde o concessionário realiza a obra e se remunera a partir da atividade desenvolvida no imóvel. A previsão é que o município tenha uma outorga fixa mensal de R$ 40 mil por fase da obra e que receba 6% do faturamento mensal do mercado. O maior valor de outorga foi o critério da escolha da concessão.

Também participaram do evento a primeira-dama do Município, Fernanda Sixel, os secretários Vitor Junior (Governo), Fabiano Gonçalves (Administração), Axel Grael (Executivo), o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Baldez, o presidente da Câmara, Paulo Bagueira, entre outras autoridades municipais.

Projeto – A área tem cerca de 9.700 metros quadrados, destes, 3.662 metros quadrados pertencem ao prédio do Mercado Municipal, que foi construído entre 1927 e 1930. Desativado em 1976, o imóvel passou a abrigar o Depósito Público Estadual a partir da década de 1980. Vale lembrar que a sua infraestrutura compõe o conjunto arquitetônico da Região Portuária de Niterói.

Fonte: O Fluminense



--------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

MERCADO MUNICIPAL DE NITERÓI: revitalização começará nos próximos meses
Primeiro passo para revitalização do Mercado Municipal Feliciano Sodré  
Prefeitura lança edital para revitalização do Mercado Municipal
Após mais de 40 anos, Mercado Municipal de Niterói está perto do retorno






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.