domingo, 2 de abril de 2017

NITERÓI DE BICICLETA: Seis novos bicicletários serão construídos em Niterói



Bicicletário Arariboia já tem mais de 500 ciclistas cadastrados. Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói



Novos espaços serão implantados em pontos estratégicos na Região Oceânica da cidade, que também terá construção de ciclovias

A Prefeitura de Niterói vai implantar mais seis bicicletários fechados na cidade. Depois da entrega do estacionamento de bikes na Praça Arariboia, no Centro, na segunda-feira passada, os novos espaços serão construídos na Região Oceânica e terão 200 vagas cada um. Os locais onde os bicicletários fechados serão instalados ainda serão definidos. Outras 100 áreas para guarda de bikes (bicicletários abertos) também serão implantados ao longo da TransOceânica.

A primeira semana de funcionamento do bicicletário da Praça Arariboia foi um sucesso, com grande procura. Da segunda-feira (27) até às 13h desta sexta-feira (31.3), 514 ciclistas se cadastraram para usar o espaço. Durante o dia, o local chegou a ter 120 bicicletas estacionadas.

O secretário Executivo da prefeitura, Axel Grael, comemora os números e afirma que a procura pelo bicicletário, que tem capacidade para abrigar 416 bicicletas, demonstra o crescimento de Niterói como cidade que estimula o uso da bike como meio transporte sustentável.

“A primeira semana de funcionamento do bicicletário foi bem-sucedida. Mostra que estamos no caminho certo ao incentivamos o uso da bicicleta e fazermos investimentos no aumento da malha cicloviária e em espaços onde os ciclistas possam guardar as bicicletas de forma segura. O bicicletário do Centro é mais um grande estímulo para as pessoas usarem a bicicleta. É bastante estratégico não só para quem faz a travessia da Baía de Guanabara de barcas, mas também para quem vem trabalhar no centro de Niterói”, afirmou Grael.

Isabela Ledo, coordenadora do programa Niterói de Bicicleta, avalia que que a primeira semana do funcionamento do bicicletário superou as expectativas da prefeitura, chegando a 1/4 da capacidade total alcançada e um número elevado de inscrições.

"Estamos muito satisfeitos com o movimento nesta primeira semana de funcionamento. Temos verificado que o perfil dos ciclistas é bastante diversificado. Não só os usuários das barcas estão utilizando este novo equipamento, como também pessoas que acessam a cidade através do terminal João Goulart. Nesse sentido, o bicicletário acabou por fortalecer o caráter intermodal da área", explicou.

Região Oceânica ciclável

Os bicicletários da Região Oceânica integram o programa Pró-Sustentável, que levará obras de infraestrutura, drenagem, pavimentação e mobilidade à região, além de desenvolvimento sustentável e recuperação ambiental, com investimentos de R$ 350 milhões financiados pela Cooperação Andina de Fomento (CAF).

Os seis estacionamentos de bicicleta serão implantados em locais estratégicos e integram o conjunto de iniciativas para a diminuição do volume de carros na Região Oceânica – que possui o maior índice de uso de transporte individual por automóvel da Região Metropolitana do Rio e um dos mais altos do país.

Além dos seis bicicletários, serão implantados 60 quilômetros de ciclovias na Região Oceânica, incluindo os 18 quilômetros da TransOceânica.

A TransOceânica como um todo tem o objetivo de aumentar a quantidade de deslocamentos por transporte coletivo, aumentar também por bicicleta. A implantação de uma malha cicloviária extensa faz sentido nesse contexto.

A concepção da malha cicloviária da Região Oceânica tem como objetivos fazer com que os moradores usem a bicicleta para deslocamentos em curtas distâncias; integrar a bicicleta ao sistema multimodal da região; e transformar a bicicleta numa opção para o turismo. A ciclovia Translagunar, que vai contemplar o Parque Orla de Piratininga e a região brejosa da Lagoa de Itaipu, será um grande atrativo na região e, através dela, ciclistas e também pedestres terão acesso às belezas da paisagem e aos ecossistemas locais.

Fonte: O Fluminense



--------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI DE BICICLETA - BICICLETÁRIO DA PRAÇA ARARIBOIA SERÁ INAUGURADO AMANHÃ
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia será inaugurado dia 27 de março
NITERÓI DE BICICLETA: Niterói tem o maior crescimento do número de ciclistas no RJ
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia na contagem regressiva
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura incentiva a instalação de paraciclos e bicicletários pela cidade
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia pronto em março
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura anuncia início de obra de bicicletário com 424 vagas no Centro
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura publica aviso de licitação para a construção do bicicletário da Praça Araribóia
NITERÓI DE BICICLETA - Prefeitura de Niterói implantará bicicletário na Praça Arariboia
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia entra na fase final
NITERÓI DE BICICLETA: Instalação de bicicletários chega às escolas municipais
Visita aos bicicletários da Supervia

OUTRAS POSTAGENS CORRELATAS:

Em dois anos, número de ciclistas na travessia de barcas entre Niterói e Praça Quinze cresceu 125%
NITERÓI DE BICICLETA: Fluxo de bicicletas cresce 48% no Centro de Niterói
NITERÓI TERÁ 20% DE SUA POPULAÇÃO ANDANDO DE MAGRELAS
BICICLETA: NITERÓI TEM A SEGUNDA MELHOR INTEGRAÇÃO A OUTROS MEIOS NO PAÍS
Após crescer 18% nos últimos 4 anos, licenciamento de veículos desacelera em Niterói
CICLOTURISTAS NORUEGUESES PEDALAM POR NITERÓI E VISITAM O PROJETO GRAEL
NITERÓI DE BICICLETA - Com a melhoria da infraestrutura e logística, cresce o interesse em Niterói como um destino cicloturístico
NITERÓI DE BICICLETA - Ação ‘Vaga Viva’ transforma o visual de várias ruas de Niterói
MUSEUS DE NITERÓI: entrada gratuita para os ciclistas

PARACICLOS:

PARCERIA PREFEITURA DE NITERÓI - UFF: instalação de bicicletários nos campi estimulam estudantes a utilizar bicicletas
Prefeitura de Niterói instala novos bicicletários em vários pontos da cidade
NITERÓI DE BICICLETA: OS BICICLETÁRIOS ESTÃO CHEGANDO

Acesse o programa NITERÓI DE BICICLETA no Facebook: www.facebook.com/NiteroideBicicleta

Acesse todas as mensagens sobre o NITERÓI DE BICICLETA no Blog do Axel Grael













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.