sexta-feira, 31 de março de 2017

“Esta Escola é o Bicho” leva os conceitos de proteção animal para as unidades da rede municipal de ensino












Fulaninho, o cãozinho protagonista do vídeo que mostra o sofrimento dos animais que são abandonados, ganhou nesta quinta-feira (30.3) uma grande torcida dos alunos do 3º ano da Escola Municipal Professora Maria Ãngela Moreira Pinto, em São Francisco. Cerca de 50 crianças participaram de uma atividade do programa “Esta Escola é o Bicho”, desenvolvido pela Coordenadoria de Direito dos Animais da Prefeitura de Niterói nas unidades municipais de ensino.

Durante 20 minutos, os estudantes assistiram ao vídeo que conta como o cão Fulaninho foi abandonado por seu dono e, depois de passar por muitos apuros, acabou sendo adotado por uma nova família. Eles aprenderam que é preciso cuidar da saúde e da alimentação dos animais, adoção responsável, a importância da castração, e ainda que os bichinhos precisam de amor e carinho. Após a apresentação da história triste que terminou com final feliz, os alunos receberam a Cartilha de Proteção Animal, que vai guiar as atividades que serão ministradas pelas professoras nas salas de aula.

Além de exercícios de colorir e jogo dos 7 erros, no final da cartilha o aluno recorta uma carteirinha onde pode colocar sua foto e passa a ser Protetor dos Animais Mirim. A escola participante também receberá o selo “Esta Escola é o Bicho”. Dhennefe Paulino Ferre, 8 anos; Miguel Ângelo Silva Oliveira, 10; e Kayky Silva, 10, curtiram muito a história e ficaram animados para se tornarem protetores de animais.

“Eu já tive um cachorrinho e gostava muito dele, mas ele ficou doente. Acho muito importante cuidar e dá carinho para os animais. Gostei muito dessa aula”, afirmou Dhennefe, ao lado de Kayky, que disse ter gostado do vídeo. “Agora já sei como se cuida de um animal e que não podemos abandonar os bichinhos”, disse. Para Miguel Ângelo, o vídeo explicou bem o que um protetor de animais tem que fazer. “Vai ser muito legal ter a carteirinha de protetor”, ressaltou.

O programa teve início na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e agora está sendo desenvolvido pela Coordenadoria.

“O projeto Esta Escola é o Bicho vem ganhando corpo. Idealizado por Marcelo Pereira, diretor de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, agora será encampado pela Coordenadoria de Direito dos Animais, onde ganhará o caráter anual e a versão para fauna silvestre”, destacou Daniel Marques, coordenador de Direitos dos Animais.

“O objetivo do programa, que é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, é pensar ações que sensibilizem os alunos e a comunidade escolar acerca dos direitos, proteção e guarda responsável dos animais, e também desenvolver ações que incentivem professores e gestores a pensar propostas pedagógicas em suas escolas sobre estes temas”, explicou Marcelo Pereira, diretor de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente.

O programa vai percorrer outras escolas da rede municipal. Para o segundo semestre, está prevista a visita de pessoas que adotaram animais na campanha Adotar é o Bicho, da Prefeitura de Niterói, acompanhados de seus bichinhos. O objetivo será mostrar como a adoção consciente faz bem para animais que foram abandonados.


Fonte: Prefeitura de Niterói



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.