quarta-feira, 5 de abril de 2017

REVITALIZAÇÃO DE CHARITAS






Um novo polo de turismo gastronômico – e esportivo – está surgindo no Estado do Rio. É na orla da Praia de Charitas, em Niterói, com a conclusão das obras da garagem subterrânea e com a nova iluminação pública: a orla será o primeiro local de Niterói a contar com luminárias em LED, que têm maior poder de luminosidade e são mais econômicas que as antigas lâmpadas a vapor de mercúrio. A nova iluminação vai permitir a prática de esportes em toda a faixa litorânea e dar mais segurança aos esportistas e freqüentadores dos restaurantes e casas de shows de Charitas.

A prefeitura de Niterói está instalando 39 torres ao longo da orla de Charitas, junto aos quiosques, da estação aquaviária até a Igreja de São Francisco Xavier. Serão mantidos no canteiro central apenas quatro postes antigos para não prejudicar os voos de parapentes na pista de pouso de Charitas. A iluminação dos antigos postes, mais baixos, no sentido São Francisco, terão suas lâmpadas substituídas por outras em LED. O local também é usado por adeptos do aeromodelismo e por eventos, que atraem um bom público nos fins de semana.

O secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, disse que a revitalização vai abrir novas perspectivas para a orla de Charitas. Ele garante que o bairro, com inúmeras oportunidades, tem tudo para ser o mais beneficiado com o ciclo de mudanças que Niterói experimenta no momento:

- Charitas é um espaço síntese de uma Niterói em transformação, onde a história encontra o novo, onde a cidade das novas soluções de mobilidade encontra a cidade informal que ainda precisa ser socialmente atendida. A enseada de Charitas avança rapidamente para ser a primeira parte da Baía de Guanabara a ser considerada despoluída. O bairro ainda contra com a encosta do Morro da Viração, hoje transformado em parque e que já recebe a infraestrutura para ser uma referência de proteção em área urbana – disse Grael.

O secretário de Obras e Infraestrutura de Niterói, Vítor Junior, destacou, durante inspeção à obra, o fortalecimento do polo gastronômico:

- Com a facilidade de estacionamento, uma vista fantástica da Baía de Guanabara, mobilidade e segurança, Niterói ganha um novo polo gastronômico, com acesso fácil para quem vem do Centro, da Zona Norte e da região oceânica através do túnel Charitas-Cafubá.

Presidente da Federação de Conventions Bureau do Estado do Rio, Marco Navega lembrou a importância turística de Niterói não somente pelas suas belezas naturais como também pela proximidade com a capital:

- A orla de Charitas e de São Francisco já é muito procurada por turistas que querem contemplar a beleza da Baía de Guanabara e as riquezas de Niterói, como o Parque da Cidade e a Fortaleza de Santa Cruz. Com as obras e mais segurança, a região de Charitas não só terá seu polo gastronômico revitalizado como também vai atrair novos negócios do ramo – previu Navega.

A secretária municipal de Conservação, Dayse Monassa, disse que o prefeito Rodrigo Neves tem como prioridade liberar ao tráfego a pista de subida (sentido Jurujuba) da Avenida Silvio Picanço, que está interditada há dois anos por causa das obras.

- O prefeito quer acabar logo com este transtorno que foi causado pelos atrasos devido a ações judiciais. A pista será liberada ao tráfego até dia 5 e as obras da garagem ficam prontas dia 10. Serão 220 vagas para carros e 40 para motos. O canteiro central será revitalizado, com gramado e coqueiros, seguindo o padrão paisagístico da avenida. O calçadão vai ganhar bancos e tratamento especial da arborização – explicou a secretária.

Os moradores do local comemoram a revitalização e pedem a Neltur (empresa de turismo de Niterói) que padronize os quiosques ao longo da orla e que a Nittrans instale um sinal luminoso na passagem de pedestres próximo à igreja Lagoinha.

Fonte: Folha Fluminense












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.