sexta-feira, 28 de abril de 2017

Criança e Natureza: Para libertar a educação, vamos desemparedar os alunos


COMENTÁRIO:

Mão na massa e percepção

O conceito defendido por Lais Fleury tem muito do que pensamos no Projeto Grael. Proporcionar uma forma mais lúdica e estimulante para fomentar o aprender. Gerar curiosidade, aprender brincando, questionando, praticando esportes, ... brincando e se divertindo.

Em tempos digitais e em que o tempo corre cada vez mais rápido, é preciso resgatar a capacidade de contemplação, de experimentar e até de correr riscos.

Nada substitui a oportunidade de experimentar sensações. Download é muito pouco para aprender.

Axel Grael



----------------------------------------------------------------


Criança e Natureza: Para libertar a educação, vamos desemparedar os alunos

Crianças brincam com água numa área natural. Elas estão aprendendo sobre o ciclo da água, hidrologia, dinâmica de fluidos e muito mais (Foto: Laís Fleury – Divulgação Instituto Alana)


A ideia é transformar jardins, plantações, terreiros, riachos, descampados, entre outros lugares abertos, em espaços de exploração e aprendizagem

LAIS FLEURY*

Lousa, mesas e cadeiras. Essa era a imagem que vinha à mente quando se pensava em escola. Atualmente, várias práticas educativas têm sido propostas e o desemparedar é uma delas. A ideia é bastante simples: transformar áreas além dos muros escolares, como jardins, plantações, terreiros, riachos, descampados, entre outros lugares abertos, em espaços de exploração e aprendizagem, onde as crianças podem ouvir histórias, desenhar, brincar, relaxar e, ainda assim, trabalhar uma grande diversidade de conhecimentos.

Nos grandes centros urbanos, a ausência dessas áreas verdes e livres poderia ser um empecilho. Mas, como nessa sugestão de aprendizagem o mais importante é o conceito, qualquer espaço, como um pátio com árvores, pode se transformar em um local onde as relações, percepções e descobertas podem acontecer. Brinquedos como balanços feitos de tecidos, tábuas apoiadas em árvores para facilitar a subida em suas copas, escorregador feito com pranchas de papelão são alguns exemplos muitos simples, criativos e de baixo custo que potencializam o rico brincar em contato com a natureza.




No episódio Desemparedar as crianças na escola, produzido pelo Criança e Natureza, do Instituto Alana, Lea Tiriba, professora da Escola de Educação da Unirio, chama a atenção para a importância de permitir às crianças que se relacionem, além dos limites da escola, com os elementos do mundo natural para que possam realizar plenamente seu potencial indo ao encontro de sua própria natureza.

* Laís Fleury é diretora do Criança e Natureza, do Instituto Alana, fundadora da Associação Vaga Lume e empreendedora social reconhecida pela Ashoka Empreendedores Sociais

Fonte: Época



--------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

FAO recomenda hortas escolares como forma de estimular melhores hábitos nutricionais em crianças
Consulta pública sobre educação ambiental recebe contribuições
“Esta Escola é o Bicho” leva os conceitos de proteção animal para as unidades da rede municipal de ensino
“Biomas brasileiros e defesa da vida”. CNBB lança Campanha da Fraternidade 2017
EDUCAÇÃO NA DINAMARCA: Livro investiga como o 'país mais feliz do mundo' cria seus filhos
CONSUMISMO INFANTIL: Maioria dos brasileiros é contra publicidade para crianças
SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE O PROJETO GRAEL
SAÚDE E EDUCAÇÃO À MESA NAS ESCOLAS DE NITERÓI

POLÍTICA EDUCACIONAL DE NITERÓI É RECONHECIDA: Niterói é 1º lugar em ranking de cidades que mais investiram em educação entre 2013 e 2015









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.