terça-feira, 25 de abril de 2017

Niterói se consagra como cidade de eventos esportivos





24/4/2017 - A cidade de Niterói, que conta um relevo invejável e praias de tirar o fôlego, entrou definitivamente para a história do esporte mundial. Depois do sucesso de se consagrar em 2016 como a capital da vela durante a III Copa Brasil de Vela, em Charitas, que reuniu delegações de 42 países, além dos principais velejadores do mundo no maior evento de vela já realizado na história do Brasil, o Município abre, a partir do próximo dia 27, a temporada esportiva de 2017 com o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, o SuperPraia que elege os melhores dos melhores. Mais uma vez grandes craques do esporte, estarão reunidos na praia de Icaraí.

Os eventos esportivos na cidade não param por aí e delegações de países como França, Holanda, República Tcheca, Aruba, Venezuela e Japão visitarão a cidade ao longo do ano, disputando diversas categorias e modalidades esportivas.

Entre os dias 5 e 7 de maio mais de 500 atletas de 11 países participarão da Copa Rio Beach Tênis, maior competição do esporte da história do estado do Rio de Janeiro. A praia de Itacoatiara receberá em menos de dois meses os circuitos de Surf e o Itacoatiara Pro VI - Campeonato Mundial de Boadyboard, onde mais uma vez cerca de 150 atletas de várias partes do mundo competirão na cidade.

"Niterói já tem como característica ser um celeiro de craques. Eventos esportivos são importantes, pois além de projetarem a cidade internacionalmente geram impacto econômico positivo para o município e atraem os olhos para a descobertas de novos talentos. Por isso a Prefeitura está incentivando projetos que envolvam esportes como Caça Talentos que estimula os jovens ao esporte e o Motivação que são diversas modalidades a cada último final de semana do mês dos bairros. Então, os eventos estão aí e isso é muito bom " diz Luiz Carlos Gallo de Freitas, secretário de Esporte e Lazer do Município.

Circuito de Vôlei com premiação e niteroienses concorrendo ao Super Craque

A temporada esportiva do ano abre nas areias de Icaraí que receberá grandes craques do vôlei brasileiro para a final do Brasileiro de Vôlei, o Superpraia que acontece do dia 27 a dia 30 de abril. A arena já começa a ser montada na praia de Icaraí para receber as 14 melhores equipes do feminino e do masculino.

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) abriu votação do prêmio Craque da Galera do Circuito Brasileiro 2016/17. A eleição ocorre até o dia 26 de abril, e a entrega da premiação será realizada durante o Superpraia. Dentre os atletas que estão disputando o prêmio Craque da Galera, estão os niteroienses Márcio Tschaffon Gaudie Ley e Rachel Nunes.

Aos 17 anos Márcio deixou os jogos de futebol e começou a disputar campeonatos locais em Niterói e Rio de Janeiro. O niteroiense, entre outras premiações, tem os títulos de vice-campeão da terceira etapa do Rio de Janeiro (RJ) do Circuito Banco do Brasil Nacional 2015/2016, prata na etapa da Bolívia do Circuito Sul-Americano 2015/2016 e terceiro colocado da etapa de Buenos Aires (Argentina) do Circuito Sul-Americano 2014 além de vice-campeão mundial sub-23 em 2013.

Márcio conta que já recebeu convites para morar fora do Brasil, mas diz que não larga Niterói.

"A melhor coisa é jogar em casa, disputar entre os melhores dos melhores, num jogo na porta de casa, perto dos amigos e da família. Niterói é um grande celeiro de craques. Estamos resgatando isso, promovendo treinamento para formar novos atletas para disputarem na categoria de base carioca Sub 17 e sub 21. Circulo o Brasil inteiro competindo e Niterói não perde em nada para grandes capitais do esporte. É muito importante a realização de eventos esportivos na cidade. Estimula a criação de novos craques", disse o jogador de vôlei.

Do alto dos seus 1,82m a niteroiense Raquel Nunes, que aos 12 anos começou a jogar em Niterói e passou para o Clube de Regatas do Flamengo, chegou a participar da seleção de base e foi campeã brasileira na categoria infantil. A niteroiense é vice-campeã da etapa de João Pessoa do Circuito Nacional do Banco do Brasil Nacional 2016/2017, campeã da etapa de Coquinho (Chile) do Circuito Sul-Americano 2015/2016 e terceira colocada do Superpraia 2016 (João Pessoa) entre outros títulos.

" Emocionante jogar nas areias de Niterói, cidade onde nasci e comecei a minha carreira como atleta. Poder contar com a presença, torcida e energia positiva de amigos e familiares nos jogos é muito especial " diz a jogadora Raquel Nunes, niteroiense, que concorre ao Craque da Galera.

Atletas de diversas partes do mundo estarão em Piratininga

Durante a Copa Rio Beach Tênis, moradores e turistas poderão assistir as partidas e ainda ver de perto os melhores do mundo no esporte, entre eles carioca Joana Cortez, e a catarinense Rafaella Miiller, que participarão da competição. Também estarão presentes o maior campeão da história do esporte, o italiano Alex Mingozzi, o ex-número 1 mundial, o carioca Vinicius Font, que formou parceria com Mingozzi quando liderou o ranking em 2014/2015.

São esperados atletas do Brasil, Itália, Argentina, Chile, Alemanha, França, Holanda, República Tcheca, Aruba, Venezuela e Japão.

O torneio que contará também com um treinamento oficial da Seleção Brasileira de Beach Tennis comandado pelo capitão Mark Rodrigues tem o apoio da Prefeitura de Niterói através das secretarias de Esporte e Lazer e Neltur.

Circuito de Surf

A trigésima sétima edição do Circuito ASN de Surf em Itacoatiara, começa no dia três de junho e promete fortes emoções. O campeão do ranking da categoria Open ganhará como prêmio 10 dias de hospedagem no Hidden Bay Resort, no paradisíaco arquipélago das Ilhas Mentawai, na Indonésia. Já o campeão da etapa ganhará um final de semana na Pousada Itamambuca Casa de Praia, em Ubatuba. As competições de 2017 em Niterói começam em junho e vão até novembro pela ASN, com Circuito ASN, Nova Geração e Surf Campeões.

O circuito principal oferece as categorias Open, Master (Acima de 35), Junior (Sub-18), Mirim (Sub-16) e Iniciante (Sub-14). A partir de 2007 a associação também passou a organizar o Circuito ASN Nova Geração. Os melhores surfistas de até 14 anos são divididos em Iniciante (Sub-14), Infantil (Sub-12), Petit (Sub-10), Pré-Petit (Sub-8), Escolinha Feminino e Escolinha Masculino.

Mesmo com a presença de muitos visitantes, os surfistas niteroienses pretendem fazer valer o conhecimento local para levar vantagem nas disputas. Guilherme Sodré, campeão Open em 2014, pretende voltar para a Indonésia e Floriano Pinheiro vem treinando muito em busca da sua primeira vitória. Danilo de Souza, Paulo Renato, Valentino Belga, Pedro Henrique Canero e Caio Knappi são os principais representantes da cidade nas categorias de base.

A ASN anuncia duas importantes novidades para este ano. O circuito principal será móvel para atender um antigo anseio dos competidores niteroienses. A tradicional praia de Itacoatiara continua sendo o palco principal, mas agora Itapuca será um local alternativo, e dependendo das condições do mar o berço do surf niteroiense poderá sediar uma competição, depois de ter ficado de fora do calendário oficial por mais de uma década.

O Projeto Surf Campeões será um evento diferenciado no Canal de Itaipu para atrair os principiantes do esporte ao ambiente das competições, em clima de amizade, confraternização e diversão. As inscrições serão gratuitas, todos vestirão a camisa de lycra, entrarão na água, e no final todos os participantes ganharão sua medalha de campeão.

Etapas

Circuito ASN 2017
1a Etapa: 3 e 4 de junho
2a Etapa: 15 e 16 de julho
3a Etapa: 23 e 24 de setembro

Circuito ASN Nova Geração 2017
1a Etapa: 24 ou 25 de junho
2a Etapa: 8 ou 9 de outubro
3a Etapa: 18 ou 19 de novembro

Projeto Surf Campeões
1a Etapa: 22 ou 23 de julho
2a Etapa: 30 de setembro ou 1 de outubro
3a Etapa: 11 ou 12 de novembro

Projeto Surf Campeões
1a Etapa: 22 ou 23 de julho
2a Etapa: 30 de setembro ou 1 de outubro
3a Etapa: 11 ou 12 de novembro

Itacoatiara Pro VI Campeonato Mundial de Boadyboard

A praia de Itacoatiara que é considerada uma das mais delas do estado receberá entre os dias 14 e 25 de junho cerca de 150 atletas de 25 países. Antes de chegar a Niterói o Circuito passa pelo Taiti. O Pro I terá a presença de grandes nomes do esporte como o atual campeão mundial Pierre Louis Costes, o tri campeão mundial Jeff Haubbard e o hexacampeão mundial Guilherme Tâmega entre outros feras do esporte. Os destaques femininos ficam para Maria Helena Tostes e Paola Simão, ambas já campeãs cariocas.

Fonte: Prefeitura de Niterói









Um comentário:

  1. Niterói minha linda, adoro esta cidade, e mais sucesso a você Axel Grael Avante...

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.