domingo, 30 de abril de 2017

Acordo nos EUA beneficia a educação em Niterói



Um acordo entre a Prefeitura de Niterói e a Microsoft vai permitir ao município um salto tecnológico na área da educação pública na cidade. Foto: Divulgação / Flávio Pessoa



Parceria na área de tecnologia foi acertada durante missão oficial do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves

Um acordo entre a Prefeitura de Niterói e a Microsoft vai permitir ao município um salto tecnológico na área da educação pública na cidade. A cooperação foi selada nesta quinta-feira (27), em Seattle, nos Estados Unidos, entre o prefeito Rodrigo Neves e o vice-presidente mundial do setor de governo da empresa americana, Mark Day.

A iniciativa partiu da própria Microsoft, que convidou o prefeito para participar de um encontro de líderes públicos entre os dias 25 e 27. Durante o evento, ficou acertada a assinatura de um acordo de cooperação entre o município e a empresa americana de tecnologia que vai fornecer, para professores e alunos da rede pública de ensino, acesso gratuito ao pacote Office 365, além da capacitação dos profissionais da educação.

Com isso, tanto os professores quanto os alunos da rede municipal poderão utilizar ferramentas como Word, Excel, Powerpoint, e-mail e outros componentes do programa.

“A Prefeitura de Niterói já vem caminhando no sentido da utilização de novas tecnologias para melhorar a qualidade da administração, modernizar a gestão dos serviços, e ampliar os espaços de diálogo com a sociedade civil. Esse encontro de líderes executivos possibilita ampliar essa utilização de tecnologias. Hoje já utilizamos uma ferramenta importante na gestão, o Azure, e agora a Educação vai receber esses softwares modernos e de graça”, diz o prefeito.

Em sua apresentação, o vice-presidente de governo da Microsoft reforçou a necessidade de modernizar as administrações e buscar melhores resultados através do uso das novas tecnologias.

“Com a inclusão de dados nos sistemas, é possível analisar os diferentes cenários e propor soluções que melhorem a vida dos cidadãos”, afirma Mark Day durante a apresentação do painel sobre governos inteligentes.

Ele cita como exemplo a cidade de Barcelona que, mesmo durante o auge da crise espanhola, não deixou de investir em tecnologia e hoje colhe os frutos desse investimento.
“Barcelona é, atualmente, uma das cidades mais inteligentes do mundo”, garante.

Além do investimento no setor de educação de Niterói, a Microsoft tem planos de ampliar os acordos de cooperação com a cidade, segundo adianta Daniel Mamoré, executivo da Microsoft no Brasil: “Nosso objetivo, tanto da Microsoft, quanto da Prefeitura de Niterói, é desenvolver novas iniciativas utilizando tecnologia de nuvem para beneficiar o cidadão”.

Para o prefeito, o caminho para modernizar a gestão é justamente investir cada vez mais em novas tecnologias, capazes de analisar os resultados da atuação do município e buscar, constantemente, a adoção de medidas que aperfeiçoem as formas de atuar do poder público.

“A nossa gestão, além de realizar um ajuste estrutural na Prefeitura, investiu muito na adoção de tecnologias para modernizar a gestão municipal e os serviços. Plataformas como Colab, a implantação do Cisp e do programa e-cidades foram evoluções importantes que permitiram a Niterói ter uma situação diferenciada em relação a outras cidades e ao próprio Estado do Rio de Janeiro. Neste início da segunda gestão, implantamos uma nova etapa de ajustes para organizar as contas, um novo programa de parceiras público-privadas e um novo ciclo de investimentos da modernização da administração pública”, explica o prefeito.

Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.