sexta-feira, 7 de abril de 2017

NITERÓI RESILIENTE: Prefeitura de Niterói realizou Simulado de Incêndio no Centro Administrativo da cidade



Com iniciativa da Secretaria de administração do município foi realizado hoje, 06/04 um simulado de evacuação de incêndio no prédio da Prefeitura.

A Defesa Civil apoiou a ação no planejamento e execução do simulado, definindo as ações das equipes de emergência.

Também atuaram no simulado com funções específicas, brigadistas voluntários, guardas civis municipais, equipe da secretaria de administração, agentes da Nittrans e equipe da defesa civil.

O Corpo de Bombeiros também apoiou tecnicamente o evento, enviando oficiais para realizar a avaliação do exercício.

Fonte: Defesa Civil


---------------------------------------------------------







Aprendendo a ter calma nas situações de emergência

Durante 11 minutos os funcionários que trabalham no centro administrativo da Prefeitura de Niterói foram orientados a descer calmamente os 12 andares de escada, pois estava havendo um imprevisto no prédio. Na realidade, não se tratou de incidentes ou algo parecido. Foi uma simulação de treinamento de incêndio realizada pela Secretaria de Administração, Defesa Civil do Município e Corpo de Bombeiros. A medida preventiva contou ainda com os brigadistas, funcionários que trabalham no prédio e guardas municipais, que foram treinados para atuar em casos de acidentes.

Foi a primeira simulação realizada no prédio e, segundo o secretário de Administração, Fabiano Gonçalves, pelo menos outros três treinamentos acontecerão este ano.

“É a primeira vez que estamos realizando uma ação como essa neste prédio. Nossa preocupação é preservar a vida dos servidores. Vamos instalar sirenes nos andares. Com esta simulação de hoje, caso aconteça algum problema, as pessoas já saberão como proceder e como tentar manter a calma”, destaca o secretário.

Walter Xavier, de 77 anos, trabalha na Prefeitura há 40 anos. “Esta iniciativa foi muito positiva. É importante termos essa noção de como proceder em uma situação de incêndio para que as pessoas não entrem em desespero caso ocorra algum problema. Ao sinal que foi dado, seguimos as orientações dos bombeiros e brigadistas para deixar o prédio pelas escadas. Me senti protegido”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil, major Walace Medeiros, observa que não é fácil parar toda a estrutura de funcionamento do prédio para fazer uma simulação como esta, mas ações assim são muito importantes.

“A simulação nos ajuda a termos o tempo de referência que precisamos para evacuar a área em caso de incêndio, por exemplo. O simulado não é para tirar nota 10, mas sim para corrigimos os erros. Fizemos a varredura de sala em sala, em cada andar, garantindo que ninguém ficasse para trás. Agora teremos o protocolo para este prédio”, explica.

Treinamento de brigada ensina a ter calma

Patrick Hattab, de 39 anos, é funcionário da Secretaria de Meio Ambiente e um dos 15 treinados, incluindo os guardas municipais lotados no prédio, para atuarem em caso de necessidade.

“O primeiro passo é passarmos calma para as pessoas. É muito importante esse tipo de treinamento. Prevenção é tudo”, explica o servidor, que no treinamento aprendeu com aulas práticas e teóricas procedimentos como lidar com materiais inflamáveis.

Roberto Guimarães é funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Indústria Naval e professor de segurança no trabalho e dá dicas básicas que podem servir como exemplo em diversos prédios como: manter extintores sempre cheios e em locais visíveis; evitar sobrecargas de dispositivos para evitar aquecimento nos circuitos; e nunca descer de elevadores nesses casos.

“A Prefeitura foi muito feliz em realizar esse treinamento neste mês de abril, quando existe um movimento no Brasil de técnicos de segurança do trabalho de Abril verde de Prevenção de acidentes. São medidas que dão segurança aos trabalhadores”, disse o professor.


Fonte: A Tribuna 















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.