sexta-feira, 21 de abril de 2017

Índia planeja investir 6,2 bilhões de dólares para criar novas florestas



O dinheiro para o fundo virá de taxas pagas por empresas que utilizam terras florestadas desde 2006. | Foto: iStock by Getty Images


A meta é cobrir 33% do país com árvores.

Por ONE2030

No último século, a Índia sofreu um desmatamento desenfreado que destruiu habitats selvagens, tornou a terra menos fértil e reduziu um importante sumidouro de carbono – mas o governo tem um plano para mudar esta situação. O Ministro do Meio Ambiente, Florestas e Mudança do Clima da Índia Prakash Javadekar anunciou no ano passado planos de gastar USD $ 6,2 bilhões para criar novas florestas. A meta é cobrir 33% do país com árvores, que captariam 2,5 bilhões de toneladas de carbono.

Ao contrário do reflorestamento, onde as árvores são cultivadas em terras que recentemente foram desmatadas, o plano da Índia pede um plano de manejo que cuide primeiramente do solo, pois as áreas passaram um longo período sem árvores, ficando sem nutrientes para que as árvores cresçam saudáveis. O governo indiano disse que eles pretendem gastar USD $ 6,2 bilhões em florestação através de um Fundo Compensatório de Arborização. O seu objetivo é aumentar a cobertura florestal no país de 21% para 33%.

Como o país sofre com problemas que quase todos os países em desenvolvimento sofrem, ainda não é certo se conseguirão atingir a meta ou como ao certo conseguirão desapropriar uma área tão grande, em um país tão populoso como a Índia.

O dinheiro para o fundo virá de taxas pagas por empresas que utilizam terras florestadas desde 2006. De acordo com pesquisas do Centro de Ciência e Meio Ambiente, o Ministério do Meio Ambiente indiano permitiu, desde 1980, que 1,29 milhões de hectares de floresta fossem utilizados para fins “não florestais”, o que culminou em altos índices de desmatamento.

A câmara baixa do Parlamento indiano e a Câmara do Povo, já aprovaram a medida. A aprovação final do projeto de lei agora cabe à Câmara Alta e ao Conselho de Estados.

Notícia oferecida pela ONE2030.
Fonte: Ciclo Vivo



-------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Reflorestar Minas custaria menos do dobro do que Odebrecht levou
Cientistas estudam a proliferação anormal de lianas (cipós) em florestas latinoamericanas e avaliam relação com mudanças climáticas
Desmatamento pode colocar Amazônia em 'ciclo mortal', diz estudo
NITERÓI INTENSIFICA REFLORESTAMENTO: Horto do Fonseca já tem nove mil mudas semeadas
REFLORESTAMENTO: Prefeitura de Niterói e Ecoponte assinam convênio para produção de mudas
NITEROI CONTRA QUEIMADAS: Programa de reflorestamento da Clin contribui para recuperar áreas degradadas por queimadas em Niterói
QUEIMADA É CRIME - Mais um incêndio nas encostas de Niterói (veja nesse texto o risco dos incêndios para as áreas reflorestadas)
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS: O QUE SE PERDE CADA VEZ QUE O FOGO DESTRÓI AS NOSSAS FLORESTAS?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.