quinta-feira, 13 de abril de 2017

Túnel Charitas-Cafubá será aberto para veículos dia 6



Prefeitura define 6 da maio para liberação no trafego de veículos. Foto: Divulgação / Ascom Niterói



Data foi definida pelo prefeito Rodrigo Neves que também anunciou a abertura da Garagem Subterrânea de Charitas

Previsto inicialmente para ser inaugurado em dezembro de 2016, o túnel Charitas-Cafubá será aberto ao tráfego de veículos no próximo dia 6 de maio, segundo a Prefeitura de Niterói. O anúncio da data foi feito nesta quinta-feira (13) pelo prefeito Rodrigo Neves que anunciou também a abertura da garagem subterrânea de Charitas prevista para o dia 5 de maio.

“Todos os niteroienses sempre acompanharam com expectativa a realização dessa obra. Várias administrações prometeram e não fizeram. Nós tiramos esse projeto do papel. Deu enorme trabalho, foram mais de 50 obstáculos vencidos, o maior licenciamento ambiental da história de Niterói, uma obra muito complexa”, afirma Rodrigo Neves.

O prefeito também destacou a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel, que é um sistema inteligente de monitoramento com equipamentos que vão informar, em tempo real, tudo que acontece nas galerias, e estará conectado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

“Este túnel também terá iluminação de LED e ciclovia. É um túnel sustentável, o primeiro no Estado deste tipo”, afirma o prefeito, ressaltando que o projeto inclui uma rede de ciclovias integrando os bairros da Região Oceânica. “Parte desta rede nos acessos ao túnel estará pronta no dia 6 de maio”, acrescenta.

Parte da TransOceânica, o túnel Charitas-Cafubá, de 1,3km, é formado pelas galerias Escritor Luís Antônio Pimentel (fluxo Charitas-Cafubá) e Prefeito João Sampaio (Cafubá-Charitas), a passagem liga os bairros de Charitas, ao lado do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, à Avenida Raul de Oliveira Rodrigues (antiga Avenida Sete), na Fazendinha, Região Oceânica.

Com duas galerias e quatro pistas em cada, sendo duas para carros, um corredor exclusivo para o novo sistema de transporte público BHS e uma ciclovia, a passagem conta, ainda, com um moderno sistema de monitoramento com câmeras integradas ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), 1.100 lâmpadas de LED e 16 ventiladores de grande porte, oito em cada galeria.

TransOceânica - A Prefeitura estima que a obra ficará pronta no primeiro trimestre de 2018. A TransOceânica começa em Charitas, na Avenida Prefeito Silvio Picanço, em frente à Maternidade Municipal Alzira Reis, e termina no Engenho do Mato, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros.

Garagem subterrânea - Em uma área de 5 mil metros quadrados, com 220 vagas para automóveis, 20 para motos e um bicicletário com 40 vagas, a garagem subterrânea de Charitas será inaugurada no dia 5 de maio. O projeto, que faz parte do conjunto de obras de mobilidade do bairro junto com a TransOceânica, foi orçado em R$ 16 milhões e é uma contrapartida da empresa Niterói Rotativo pelo gerenciamento de vagas de estacionamento no município.


Fonte: O Fluminense











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.