terça-feira, 18 de abril de 2017

PARNIT: Travessia Tupinambá será aberta ao público em maio

 
 



Raquel Morais –

A esperada Travessia Tupinambá, trilha que ligará São Francisco ao bairro Jardim Imbuí, em Piratininga, passou por uma alteração no calendário de entregas. Os amantes do montanhismo vão poder desbravar a trilha, parte do Parque Municipal Natural de Niterói (Parnit), a partir do início de maio. As intervenções estão na reta final de sinalização. Já para junho existe uma possibilidade de início de um projeto de acessibilidade, uma parceria do parque com o Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM). A ideia é levar pessoas com deficiência para um percurso leve, na Trilha dos Platos, com auxílio de uma cadeira adaptada.

A trilha Tupinambá terá 6,5 quilômetros e só poderá ser percorrida com a presença de um guia, devido o seu grau de exigência. A Prefeitura de Niterói explicou que a sinalização está sendo feita com setas indicativas pintadas nas rochas e árvores. Também, de acordo com as limitações do terreno, estão sendo instaladas setas de madeiras presas em árvores ou tótens onde a vegetação é muito baixa. Na entrada da trilha serão colocadas placas indicativas.

O percurso é rodeado de Mata Atlântica em diversos graus de regeneração, com presença de vários animais como: gambás, cuicas, preás, répteis, teius, jibóias, jararacas, corais e mico estrela. Há também uma diversidade de aves, como sabiás, saíras canários, tucanos e papagaios, informou a administração municipal.

Leandro do Carmo, diretor e Guia do CNM, informou que é uma travessia que interliga sete trilhas já consolidadas na região, saindo de São Francisco e terminando no Jardim Imbuí, mas é possível fazer o caminho inverso. “A Travessia Tupinambá veio para recolocar definitivamente o Parnit no circuito das trilhas da cidade. Com o crescente número de praticantes, é muito importante que possamos dar opções, assim não sobrecarregamos trilhas como a do Parque Estadual da Serra da Tiririca”, frisou.

O administrador do Parnit, Alex Figueiredo, explicou que alguns voluntários estão participando do projeto de sinalização da travessia. “A ideia é fazer uma trilha estruturada para que a pessoa não precise de guia. Niterói tem um público grande de montanhismo e adeptos de caminhadas e aventuras. Esse é um ambiente perfeito para ser explorado, em uma caminhada de nível moderado superior”, apontou.

O diretor do CNM, Leandro do Carmo, deu alguns detalhes da trilha. “No trecho do contraforte do Morro da Viração, há a possibilidade de visitarmos as ruínas de um possível posto de observação, que pelas características da construção, devem ser do mesmo período de construção da Atalaia Portuguesa que fica perto da Rampa de Voo Livre. Um pedaço da nossa história perdido em meio a floresta. Contamos ainda com dois fantásticos mirantes. Uma vista de tirar o fôlego”, finalizou.

PROJETOS FUTUROS

Alex frisou que está elaborando um projeto, em parceria com o CNM, para realizar um trabalho de acessibilidade. A aventura será na Trilha dos Platos, que fica no acesso ao Parque da Cidade na Estrada do Maceio, com cerca de quatro quilômetros de ida e volta. Nesse contexto a ideia é fazer uma trilha, com guias e supervisores, para os deficientes físicos, e se houver necessidade até mesmo uma cadeira adaptada será usada no circuito. A ideia faz parte do projeto Montanha para Todos, parte do CNM.

OUTRAS TRILHAS

Niterói tem duas unidades de conservação de uso de montanhismo e turismo: Parnit e Parque Estadual da Serra da Tiririca. No primeiro, segundo Prefeitura de Niterói, são cerca de 42,3 quilômetros de roteiros de trilhas, divididos em 16 trilhas. Sendo que alguns trechos são em comum com outros, como a trilha do Morro da Viração via Cafubá, em que há um trecho em comum com a trilha das Ruínas. São elas: Trilha Colonial, Santo Inácio – Via Parque da Cidade, Trilha do Mirante da Pedra Quebrada, Trilha Circular do Platô das Bikes, Trilha Circular das Jaqueiras, Trilha dos Blocos, Trilha dos Eucaliptos, Trilha do Papagaio (ou Zé Mundrongo), Travessia Parque da Cidade X Cafubá, Trilha do Mirante da Tapera, Morro da Viração via Cafubá, Mirante da Lagoa, Ilha do Pontal e Morro da Viração via Parque da Cidade.

No Parque Estadual da Serra da Tiririca, segundo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), são mais 15 trilhas: Trilha Pedra do Elefante; Costão de Itacoatiara; Enseada do Bananal; Córrego dos Colibris; Caminho de Darwin; Túnel Ferroviário; Morro do Catumbi; das Orações; Morro da Peça, Morro das Andorinhas; Ilha da Mãe; Pedra de Itaocaia; Ilhas Maricás; Travessia Vila Progresso X Serra Grande; e Circuito Volta da Lagoa de Itaipu.


Fonte: A Tribuna




-------------------------------------------------------------------



LEIA TAMBÉM:

TRAVESSIA TUPINAMBÁ

PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói está implantando a maior trilha da cidade no PARNIT

PARNIT

PARNIT: Preservação do meio ambiente ganha reforço em Niterói
Niterói + Verde e PARNIT: Decreto cria 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas na cidade
PARNIT - Niterói cria parques para proteger áreas verdes de problemas como deslizamentos e queimadas
PARNIT - Prefeito Rodrigo Neves assina na quarta feira o decreto de criação do Programa Niterói + Verde
NITERÓI MAIS VERDE - Vice-prefeito e técnicos da Prefeitura visitam a Praia do Sossego para definir detalhes de obra de infraestrutura


PARQUES E ÁREAS VERDES EM NITERÓI

NITERÓI LANÇA CONCURSO DE FOTOGRAFIAS SOBRE ÁREAS PROTEGIDAS DA CIDADE
PARQUES E CLIMA NO PLANEJAMENTO URBANO DE NITERÓI
Mangue de Itaipu recebe plantio de 2 mil mudas
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS: O QUE SE PERDE CADA VEZ QUE O FOGO DESTRÓI AS NOSSAS FLORESTAS?

OUTRAS POSTAGENS

Cientistas estudam a proliferação anormal de lianas (cipós) em florestas latinoamericanas e avaliam relação com mudanças climáticas
'Brasileiro fica encantado com cidades europeias, mas não reproduz soluções aqui', diz Lerner





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.