quarta-feira, 15 de março de 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO - FEBRE AMARELA EM CASIMIRO DE ABREU






A Associação Mico-Leão-Dourado vem a público manifestar preocupação diante da confirmação da primeira morte por febre amarela em Casimiro de Abreu-RJ.

A notícia é gravíssima e coloca em risco toda a população da região e do estado do Rio de Janeiro. Também nos preocupa a possibilidade de alcance aos Micos-Leões-Dourados, espécie ameaçada de extinção, cuja ocorrência é exclusiva nesta região.

Estamos iniciando uma campanha pública de esclarecimento sobre a relação entre a doença, as pessoas e os macacos. É importante compartilhar as seguintes informações:

1. Todas as pessoas devem procurar os postos de saúde e tomar a vacina imediatamente. É a única forma segura de prevenção;
2. Os macacos não transmitem a febre amarela, a doença é transmitida por mosquitos;
3. A morte de macacos sinaliza a ocorrência da doença. São nossos sentinelas;
4. Em caso de encontrar algum animal morto, por favor, entre em contato conosco pelo telefone (22) 2778 2025. É muito importante a realização de exames;
5. Não maltrate os macacos.

Até o momento nenhum mico-leão-dourado foi encontrado morto ou com suspeita da doença. Entretanto, os corpos de dois bugios foram localizados e estamos aguardando o resultado dos exames.



Fonte: Associação Mico Leão Dourado 



---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE ALERTA: Febre amarela põe em risco macacos
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PRIMATOLOGIA: O surto de febre amarela no Brasil e seus impactos sobre a população de macacos










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.