segunda-feira, 20 de março de 2017

Ministério da Defesa concede a Medalha do Mérito Desportivo Militar ao Coronel Dickson Grael






Na última sexta-feira, 17, com muito orgulho e uma saudade enorme, representei a família Grael em cerimônia no III Comando Aéreo Regional (COMAR), quando recebi das mãos do ministro de estado da Defesa, Raul Jungmann, a Medalha do Mérito Desportivo Militar concedida Post-Mortem ao Coronel Dickson Melges Grael, pai de Axel, Torben e Lars Grael.

PORTARIA Nº 584/GM/MD, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso de suas atribuições legais e conforme o disposto no Decreto nº 5.958, de 7 de novembro de 2006, e no art. 8º da Portaria Normativa nº 1.418/MD, de 16 de outubro de 2008, resolve: CONCEDER a Medalha Mérito Desportivo Militar aos militares (Post-Mortem) a seguir relacionados: (...) Coronel R/1 DICKSON MELGES GRAEL.

Dickson Grael nasceu em Dois Córregos - SP, em 21 de novembro de 1922, filho do farmacêutico Romão Grael e Luiza Melges Grael. Romão Grael foi prefeito da cidade de Dois Córregos, no interior paulista.

Esporte

Além de militar, Dickson Grael era formado em Educação Física e grande incentivador das vitoriosas carreiras esportivas da família Grael. Teve uma atuação como atleta nas Forças Armadas (era corredor de fundos), jogou basquete, vôlei e tênis. Foi um pioneiro do paraquedismo militar no Brasil, formando-se no "Airbourne School", Fort Bening, Georgia, EUA, em 1946. Incentivou também o paraquedismo esportivo, tendo ajudado a formar clubes em várias partes do país, como em Uruguaiana (RS), onde planejou e implantou o Centro de Educação Física e Desporto da cidade, construído em terreno do quartel que comandava (1972). O centro está ativo até os dias de hoje.

Na década de 1970, passou a liderar iniciativas para estruturação do esporte militar no país. Em 1973, chefiou a Delegação Brasileira ao Campeonato Mundial de Pentatlo Militar, Wiener Neudstad, Áustria.

Presidiu a Comissão de Desportos das Forças Armadas em 1975 e 1976. Procedeu uma restruturação do órgão que passou a se chamar Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB). Redigiu o Decreto que regulamentou o Desporto Militar Brasileiro (1976).

Nos anos de 1976 e 1977, assumiu a vice-presidência do CISM - Conselho Internacional de Esporte Militar, com sede em Bruxelas.

Legado

Como destacou o ministro Raul Jungmann em seu discurso na cerimônia, destacou a importância da participação dos atletas militares nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro:


"com 145 atletas militares no Time Brasil, nosso desporto militar conquistou 13 das 19 medalhas olímpicas para o Brasil. Em termos percentuais, isso significa que nossos atletas militares, que compunham menos de 30% de nossa delegação, conquistaram quase 70% de nossas medalhas”.


Uma dessas histórias de sucesso foi a minha sobrinha, filha do Torben Grael, Martine Grael, que ao lado de Kahena Kunze, ambas atletas da Marinha do Brasil, conquistaram a medalha de ouro na vela, Classe 49erFX, na Rio 2016.

O ministro destacou ainda o crescimento e a importância que o Brasil alcançou no Desporto Militar mundial:


"O Programa Atleta Militar de Alto Rendimento (PAAR), iniciado em 2008, “colheu seus primeiros frutos nos V Jogos Mundiais Militares, no Rio, em 2011, quando o Brasil alcançou o primeiro lugar no quadro de medalhas”.  O ministro lembrou que nos anos seguintes, o País conquistou cinco medalhas nos Jogos Olímpicos realizados em Londres, em 2012, e ficou em segundo lugar no quadro de medalhas dos VI Jogos Mundiais Militares ocorrido na República da Coreia".

Política e democratização do país

Dickson Grael teve participação em diversos episódios importantes do processo de redemocratização do país.

Escreveu o livro "Aventura, Corrupção e Terrorismo: à sombra da impunidade", no qual publicou documentos inéditos, os resultados de seus estudos e denunciou o envolvimento de civis e militares em três casos marcantes que marcaram o período da ditadura militar no Brasil.

Suas denúncias no Caso do Riocentro ajudaram a desvendar a farsa que se tentou fazer na apuração do crime e comprovar que houve ali um "terrorismo de estado". Dickson, corajosamente, apontou a participação dos reais responsáveis pelo atentado.

Conheça o Curriculum mais detalhado do Cel. Dickson Melges Grael: Dia dos Pais: uma homenagem ao Cel Dickson Grael, pai de Axel, Torben e Lars Grael

Agradecimento

Agradecemos muito as atuais lideranças militares, em particular aquelas envolvidas com o esporte militar, por ainda lembrarem e renderem o justo tributo à contribuição decisiva do Cel. Dickson Grael à estruturação do esporte militar no Brasil.

O sonho do nosso pai em ver as Forças Armadas brasileiras comprometidas com a promoção do esporte, seja na sua dimensão do alto rendimento ( ou do esporte social e educativo (Programa Forças do Esporte).

O seu sonho inspirou os filhos, que fundaram o Projeto Grael, em Niterói, para dar oportunidades de acesso aos esportes náuticas para estudantes públicas.

Acima de tudo, reafirmamos o nosso agradecimento ao Cel. Dickson Grael pela mais importante herança que nos deixou: o seu exemplo pessoal de honradez e de engajamento na perseguição do seu sonho de construir um Brasil cada vez melhor e mais justo. Na sua trajetória pessoal, nos mostrou que a luta não é fácil, mas que não há outro caminho que lutar. E o reconhecimento, mesmo tanto tempo depois, mostra que a sua luta valeu a pena e deixou frutos reconhecidos pelas atuais gerações.

Axel Grael




--------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Dia dos Pais: uma homenagem ao Cel Dickson Grael, pai de Axel, Torben e Lars Grael
Os primeiros passos da construção de um sonho: o Projeto Grael
Lars Grael elogia a contribuição das Forças Armadas ao esporte social
Projeto Grael participará dos Jogos Mundiais Militares cooperando com a limpeza da Baía de Guanabara
Itamar e Paulo Renato: Lars Grael lamenta as perdas
Projeto Grael promove evento no Plaza Shopping (Niterói) 
Lars Grael recebe homenagem em Uruguaiana

Outros links:

Ministério da Defesa: Ministro Jungmann entrega Medalha do Mérito Desportivo Militar
Projeto Grael: www.projetograel.org.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.