segunda-feira, 27 de março de 2017

NITERÓI DE BICICLETA: Niterói ganha o primeiro bicicletário coberto da cidade



Ciclistas fazem fila para cadastro no Bicicletário, logo após a inauguração. Foto Axel Grael

Primeiras bicicletas. Foto Axel Grael

Prefeito Rodrigo Neves e Axel Grael. Foto Prefeitura de Niterói.

Secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, Coordenadora do programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, Prefeito Rodrigo Neves e Filipe Simões, na ciclovia da Avenida Amaral Peixoto chegam para a inauguração do Bicicletário Arariboia. 


27/03/2017 - Novo espaço integra conjunto de ações para que o município seja o mais ciclável do país entre as cidades localizadas em regiões metropolitanas

“Uma mão na roda”. Essa foi a expressão unânime dos ciclistas que guardaram suas bicicletas no primeiro dia de funcionamento do Bicicletário Arariboia, localizado ao lado da estação das barcas, no centro de Niterói. O espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, conta com 416 vagas e os usuários não pagam nada para estacionar as bikes.

Além das vagas verticais e horizontais, o bicicletário dispõe de tomadas para bicicletas elétricas, bomba para calibrar pneus, câmeras de segurança, banheiro e bebedouro. Para guardar a bike, o ciclista precisa se cadastrar. É só levar documentos de identificação e comprovante de residência. No local nove funcionários estão à disposição dos usuários para tirar dúvidas, ajudar a colocar as bicicletas na área adequada, entre outras demandas.

Para a estudante de Arquitetura da UFF, Marina Barcelos, 21 anos, a construção do bicicletário vai facilitar muito seu deslocamento na cidade. “Há dois anos percebi que estava gastando muito dinheiro com passagem de ônibus. Comecei a usar a bicicleta como opção de transporte e hoje em dia vou a todos os lugares de Niterói de bike. Sempre saio da UFF e venho resolver coisas no Centro. É muito bom ter um lugar seguro para deixar a bicicleta. Também vou muito à Zona Sul do Rio e pegava dois ônibus. Agora vou juntar os dois modais. Esse bicicletário é uma mão na roda”, afirmou.

O artesão Rodrigo Davi Cirne, de 42 anos, faz coro com Marina. “Moro em São Gonçalo e tenho que ir ao Rio quase todos os dias. Sempre deixei minha bike no Cubango. Agora poderei guardar aqui no bicicletário, com segurança. Vai facilitar muito a minha vida”, disse.

Cidade possui cerca de 1,2 mil vagas para bicicletas

O bicicletário foi inaugurado pelo prefeito Rodrigo Neves,que saiu de Santa Rosa de bicicleta, ao lado do secretário Executivo, Axel Grael, num trajeto que durou 20 minutos. O prefeito ressaltou que a meta é chegar ao final de 2020 com todas as regiões da cidade interligadas por ciclovias e ciclofaixas. “Niterói será a cidade de região metropolitana mais ciclável do país”, afirmou Neves.

O prefeito disse ainda que a população de Niterói abraçou a causa da bicicleta e que o uso das bikes como meio de transporte sustentável vem sendo incentivado desde 2013, quando foi implantado o programa Niterói de Bicicleta.

“Iniciamos esse programa e já triplicamos o número de ciclovias e implantamos cerca de 1,2 mil vagas para bicicletas, através de bicicletários, paraciclos. Fizemos campanhas de conscientização sobre a importância de humanizar o trânsito e com isso reduzimos os acidentes e sobretudo as ocorrências com óbitos em Niterói em função dessas campanhas. Esse bicicletário se integra a esse esforço de incentivar a cultura da bicicleta, que é um meio de transporte mais sustentável, faz bem para a saúde das pessoas e para o planeta, porque uma bicicleta é menos um carro, menos um carro significa menos emissão de poluentes na atmosfera, mais qualidade do ar, mais qualidade de vida. Por isso esse bicicletário é um marco importante porque nós desenvolvemos o projeto com muito carinho, ouvindo as pessoas que usam bicicleta e integrando esse espaço à estação de barcas da Praça Araribóia”, destacou o prefeito.

Investimentos em mobilidade sustentável

Rodrigo Neves anunciou que a prefeitura vai implantar bicicletários cobertos em outras regiões da cidade.

“Em janeiro desse ano houve um aumento de 67% do número de ciclistas em Niterói em relação ao mesmo mês do ano passado. Em três anos e meio o aumento foi de mais de 300%. É bom lembrar que nesse momento de crise econômica muita gente está fazendo economia usando a bicicleta para deslocamento. A mobilidade sustentável hoje é uma marca da nossa cidade. A gente tem investindo muito em políticas de sustentabilidade, como o programa Niterói Mais Verde e os investimentos em saneamento ambiental. A bicicleta é mais um movimento, mais um programa nesse olhar sustentável, porque sustentabilidade é cuidar do planeta para as atuais e futuras gerações”, explicou o prefeito.

O secretário Executivo, Axel Grael, destacou que a bicicleta é cada vez mais usada porque as pessoas estão vendo que vale a pena.

“Hoje é um dia histórico para o movimento do Niterói de Bicicleta. Estamos passando pelo mesmo processo que outros países e cidades passaram. E é isso que estamos conseguindo aqui. Temos um bom clima, aqui não neva, não congela o chão. Nosso relevo também favorece o ciclismo. Com o túnel Charitas-Cafubá, o ciclista poderá ir do Barreto até Itaipu de bike em terreno plano, vai poder cruzar a cidade de ponta a ponta. Niterói é uma cidade própria para o uso da bicicleta. Esse bicicletário que entregamos hoje vai ter muita visibilidade porque está num local estratégico para os usuários do terminal rodoviário, das universidades, das empresas, do comércio, do shopping, e será utilizado pelos ciclistas que vão para o Rio de barcas. Será um grande incentivo para que mais pessoas usem a bicicleta como opção de transporte”, disse Grael.

A coordenadora do Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, explicou que o programa possui duas vertentes importantes: a implantação de ciclovias e ciclofaixas, e dar aos ciclistas opções de locais para estacionar as bikes.

“O monitoramento que temos realizado anualmente, através da contagem automática de ciclistas nas duas principais ciclovias da cidade, é muito importante para o fortalecimento da política cicloviária de Niterói. Os números que coletamos são argumentos inquestionáveis para continuarmos investindo na construção de infraestrutura cicloviária. E o bicicletário será mais um grande estímulo para as pessoas usarem a bicicleta. É bastante estratégico não só para quem faz a travessia da Baía de Guanabara de barcas, mas também para quem vem trabalhar no centro de Niterói”, disse Isabela.

Fonte: Prefeitura de Niterói




---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

NITERÓI DE BICICLETA - BICICLETÁRIO DA PRAÇA ARARIBOIA SERÁ INAUGURADO AMANHÃ
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia será inaugurado dia 27 de março
NITERÓI DE BICICLETA: Niterói tem o maior crescimento do número de ciclistas no RJ
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia na contagem regressiva
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura incentiva a instalação de paraciclos e bicicletários pela cidade
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia pronto em março
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura anuncia início de obra de bicicletário com 424 vagas no Centro
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura publica aviso de licitação para a construção do bicicletário da Praça Araribóia
NITERÓI DE BICICLETA - Prefeitura de Niterói implantará bicicletário na Praça Arariboia
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia entra na fase final
NITERÓI DE BICICLETA: Instalação de bicicletários chega às escolas municipais
Visita aos bicicletários da Supervia

OUTRAS POSTAGENS CORRELATAS:

Em dois anos, número de ciclistas na travessia de barcas entre Niterói e Praça Quinze cresceu 125%
NITERÓI DE BICICLETA: Fluxo de bicicletas cresce 48% no Centro de Niterói
NITERÓI TERÁ 20% DE SUA POPULAÇÃO ANDANDO DE MAGRELAS
BICICLETA: NITERÓI TEM A SEGUNDA MELHOR INTEGRAÇÃO A OUTROS MEIOS NO PAÍS
Após crescer 18% nos últimos 4 anos, licenciamento de veículos desacelera em Niterói
CICLOTURISTAS NORUEGUESES PEDALAM POR NITERÓI E VISITAM O PROJETO GRAEL
NITERÓI DE BICICLETA - Com a melhoria da infraestrutura e logística, cresce o interesse em Niterói como um destino cicloturístico
NITERÓI DE BICICLETA - Ação ‘Vaga Viva’ transforma o visual de várias ruas de Niterói
MUSEUS DE NITERÓI: entrada gratuita para os ciclistas

PARACICLOS:

PARCERIA PREFEITURA DE NITERÓI - UFF: instalação de bicicletários nos campi estimulam estudantes a utilizar bicicletas
Prefeitura de Niterói instala novos bicicletários em vários pontos da cidade
NITERÓI DE BICICLETA: OS BICICLETÁRIOS ESTÃO CHEGANDO

Acesse o programa NITERÓI DE BICICLETA no Facebook: www.facebook.com/NiteroideBicicleta

Acesse todas as mensagens sobre o NITERÓI DE BICICLETA no Blog do Axel Grael









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.