domingo, 12 de março de 2017

DEFESA DOS ANIMAIS: Nova Coordenadoria dos Direitos dos Animais vai ampliar a política de proteção em Niterói



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

O ex-vereador Daniel Marques tomou posse como o coordenador da nova Coordenadoria dos Direitos dos Animais. O advogado e ambientalista Daniel Marques é um dos mais talentosos e promissores nomes da nova geração de lideranças que despontam no cenário político e de militância cidadã na cidade de Niterói.

Daniel foi o primeiro vereador eleito pelo Partido Verde de Niterói. Chegou à Câmara Municipal em 2013 e, a convite do prefeito Rodrigo Neves e a nosso convite, assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, onde desenvolveu com eficiência a tarefa de estruturação de um órgão ambiental à altura da cidade de Niterói. Várias rotinas foram estruturadas, regulamentadas e a SMARHS alcançou o seu primeiro concurso público da história, permitindo que a Prefeitura passasse a contar com o seu primeiro quadro de profissionais de carreira na área ambiental.

Uma dessas ações estruturantes foi na área de Direitos dos Animais. O advogado Daniel Marques, o diretor de Proteção Animal da SMARHS e militante da causa dos animais, Marcelo Pereira e outros militantes produziram o projeto da Lei Municipal de Proteção e Bem-estar Animal, que aprovada pelo Legislativo Municipal se constituiu na Lei Nº 3153 de 21 de julho de 2015, um instrumento legal inovador e de referência nacional na matéria.

A dupla Daniel Marques e Marcelo Pereira concebeu também o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), localizado no Horto do Fonseca, que será inaugurado em um mês e realizará cirurgias de castração gratuitamente.

Peço desculpas ao amigo Daniel Marques por não ter podido estar no momento de sua posse, por motivos pessoais, como conversamos pessoalmente. Mas, estou certo que poder contar com Daniel na equipe da Secretaria Executiva será a garantia de mais avanços importantes para a política de proteção animal e fico feliz de poder contar com ele também para a formulação e implementação de outras ações que levem Niterói à frente rumo a um modelo de cidade sustentável.

Bem-vindo Daniel Marques!

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói




------------------------------------------------------------





Nova Coordenadoria dos Direitos dos Animais vai ampliar a política de proteção em Niterói

Coordenador foi empossado nesta quinta-feira

10/03/2017- Avançar com a agenda da proteção animal em Niterói, ampliar e organizar as ações e programas nessa área são os principais desafios do ambientalista Daniel Marques, que foi empossado pelo prefeito como coordenador da Coordenadoria Especial dos Direitos dos Animais nesta quinta-feira (9.3). A primeira missão do novo órgão será entregar à população em 30 dias o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), que foi construído no Horto do Fonseca, e que realizará cirurgias de castração gratuitamente.

O prefeito destacou que a sua gestão construiu uma agenda ambiental que Niterói nunca teve.

“Implantamos o Fundo Municipal do Meio Ambiente, fizemos concurso público para a Secretaria de Meio Ambiente, temos o programa Niterói Mais Verde e um conjunto de ações com a perspectiva da sustentabilidade. Hoje Niterói é referência em políticas ambientais. Por isso temos que avançar numa agenda que tem muito a ver com a nossa cidade, que é o tema da proteção animal. Tenho certeza que com a coordenadoria daremos um salto grande nessa política e fico tranquilo porque será coordenada pelo Daniel Marques, para enfrentar esses grandes desafios”, afirmou Neves, que orientou que haja um trabalho integrado da nova coordenadoria com o setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

Até 2016, as ações de proteção animal eram desenvolvidas por uma diretoria da Secretaria de Meio Ambiente. O secretário da pasta, Eurico Toledo, destacou a capacidade de Daniel Marques para organizar as diversas iniciativas na área.

“Com a nova coordenadoria e o CCPAD, Niterói se firmará como protagonista desta bandeira tão importante para o país, que é a proteção animal”, disse o secretário.

Daniel Marques lembrou que a proteção animal foi institucionalizada na gestão do prefeito Rodrigo Neves.

“Agora o nosso desafio é criar o primeiro órgão público de Niterói, que terá o papel de orquestrar todas as ações já desenvolvidas tanto pelo governo quanto pelas entidades que se dedicam à causa. Vamos trabalhar para aumentar o número de castrações, levar feiras de adoção de animais para as cinco regiões da cidade. O Centro de Controle Populacional é o maior legado que nossa cidade já teve para o controle da fauna doméstica urbana. Também investir em iniciativas e discutir a questão da fauna silvestre no município”, afirmou o novo coordenador.

Também participaram da posse a secretária de Saúde, Maria Célia Vasconcellos; o procurador geral Carlos Raposo; o ex-diretor de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Marcelo Pereira; além de protetores de animais e ambientalistas.

Fonte: Prefeitura de Niterói





---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Niterói publica a LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (Lei Nº 3153 de 21 de julho de 2015)
Nova LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR ANIMAL - Regras mais rígidas para proteger animais em Niterói 
PROTEÇÃO ANIMAL: Centro de Castração de Animais perto de iniciar atendimentos
Horto do Fonseca terá centro da Prefeitura para a castração gratuita para animais
CENTRO DE CONTROLE E PROTEÇÃO ANIMAL DE NITERÓI ESTÁ QUASE PRONTO
Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos entra em reta final de construção









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.