Quem desejar visitar as praias de Adão e Eva em Jurujuba vai precisar de paciência e organização. Evelen Gouvêa |
Isabelle Villas Boas
Visitantes contam agora com apenas 14 vagas gratuitas para desfrutar dos dois locais em Jurujuba
Desde o último sábado, a circulação de veículos nas praias Adão e Eva está limitada, nos sábados, domingo e feriados. O bloqueio começa na Estrada General Eurico Gaspar Moura, esquina com a Travessa São Jerônimo, em Jurujuba, onde agentes da NitTrans controlam o fluxo de veículos no sentido Fortaleza de Santa Cruz.
Segundo moradores, na última semana, equipes da NitTrans distribuíram na localidade um comunicado informando sobre a medida. Ainda neste documento, é anunciado que os residentes do trecho bloqueado deveriam cadastrar a placa de seus veículos a fim de preservarem o direito de acesso às suas residências, através do Cartão de Trânsito Livre. O prazo deste cadastro ocorreu entre os dias 17 e 19 de outubro, onde o morador deveria enviar por e-mail a placa, o modelo e a cor do veículo. Para alguns moradores, a implementação da restrição pode trazer algumas melhorias para o fluxo do trânsito no local, visto que muitos carros estacionavam de maneira irregular.
“Realmente atrapalhava. Às vezes ficava quase uma hora para poder entrar na minha casa por conta da quantidade de carros parados no caminho da praia”, disse o morador Carlos Amorim.
NitTrans está com constante atuação na região, reprimindo o estacionamento irregular. Evelen Gouvêa |
Outras pessoas, no entanto, reclamam que o prazo do cadastro foi curto e que nem todos ficaram sabendo. Além disso, alguns moradores consideram que a construção de um estacionamento rotativo poderia melhorar o caos causado.
A Prefeitura de Niterói informou que a ação foi necessária porque o excesso de veículos nos finais de semana e feriados estava dificultando o acesso de veículos militares à Fortaleza de Santa Cruz. O cadastro dos moradores do local começou semana passada e quem não se cadastrou pode solicitar à NitTrans o cartão de acesso livre. Para os turistas há 14 vagas gratuitas de estacionamento nas proximidades das praias de Adão e Eva. A partir da lotação do estacionamento, não será permitido parar na praia de carro, mas a entrada de pedestres continua livre a qualquer tempo. O Exército continuará controlando a entrada de militares e visitantes na Fortaleza.
Obras - Entre o trecho de proibição, está localizada a obra de alargamento de acesso à Fortaleza de Santa Cruz. O investimento é de cerca de R$ 1,7 milhão. A obra, iniciada em janeiro pela Prefeitura de Niterói, estava prevista para terminar em setembro deste ano, mas até o momento os operários só concluíram a retirada de parte de uma rocha existente na via.
O mirante existente neste trecho recebe melhorias, como nova pavimentação e guarda-corpo, que pretende dar mais segurança aos motoristas e pedestres.
Fonte: O Fluminense
----------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
Obras
Alargamento de acesso à Fortaleza de Santa Cruz entra na reta final
Fortaleza de Santa Cruz
Balneabilidade
Gestão das praias
Outras postagens
ECONOMIA DA PRAIA - Orla carioca gera 20 mil empregos diretos e fatura R$ 1,4 bi por ano ENSEADA LIMPA: Inaugurada obra de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto de Jurujuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.