Nos últimos anos, as Unidades de Conservação (UCs) da Amazônia têm sido atacadas por especuladores de toda sorte. Esses ataques incluem invasões, grilagem e tentativas para reduzir a proteção das áreas. Os ataques ao sistema de unidades de conservação são complementados por um discurso anti-preservação de setores ruralistas – inclusive com representantes no governo, no Congresso Nacional e em assembleias legislativas. A narrativa por eles apresentada envolve argumentos que a preservação atual atrapalharia a produção do país, ou prejudicaria pequenos agricultores pobres da região.
Campanhas da sociedade civil para se opor a esse discurso e aos ataques precisam ser melhor estruturadas. Para contribuir com estratégias eficazes, o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia e O Mundo Que Queremos idealizaram uma pesquisa qualitativa com a população da maior metrópole do país. O objetivo da pesquisa é entender como eles enxergam os ataques às UCs e se é possível aproveitar a atual onda de revolta nacional com a malversação de recursos públicos e corrupção.
Acesse a pesquisa completa aqui.
Fonte: IMAZON
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.