terça-feira, 2 de outubro de 2018

Centro de Controle abre mais 250 vagas para castração de gatos




O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos de Niterói fica no Fonseca, na Zona Norte de Niterói. Lucas Benevides


Carolina Ribeiro

Interessados podem realizar cadastro no dia 19 de outubro, a partir das 8h, na sede da instituição

Mais 450 gatos da cidade serão castrados nos próximos dois meses. O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) de Niterói, no Fonseca, abre cadastro para 250 felinos no dia 19 de outubro, a partir das 8h. O restante das vagas será destinado a protetores de animais. Ainda nesta semana, no Dia Mundial dos Animais, comemorado na quinta-feira, a Coordenadoria Especial de Direito dos Animais lança uma campanha de conscientização sobre a importância da adoção.

O objetivo deste chamamento público para felinos é diminuir a proliferação do fungo esporotricose, que se propaga através de brigas e em cruzamentos de animais infectados. Por ser natural do meio ambiente, gatos acabam nesta situação ao mexerem na terra ou afiarem as garras em árvores. Desta forma, com a castração, explica o coordenador do CCPAD, Marcelo Pereira, os animais brigam menos.

“Os gatos procriam muito rápido, por isso, faremos o mutirão entre outubro e novembro, minimizando o abandono do animal que é mais suscetível a maus tratos e preconceitos”, disse.

Nesta e na próxima semana, estão sendo realizadas as últimas castrações agendadas em julho, na fase conhecida como ‘recuperação’, quando animais foram reprovados pelos veterinários na data marcada por problemas de saúde ou, em caso de fêmeas, quando estão no cio e ganham uma nova chance.

A previsão é que, após as operações dos felinos, seja realizado em dezembro um novo chamamento público, desta vez para cães e gatos. O objetivo, diz Pereira, é duplicar e depois triplicar o número de atendimentos do centro. Atualmente, está em processo de licitação a compra de insumos.

Em julho, o centro completou um ano de funcionamento com a marca de 2 mil animais, entre cães e gatos, castrados gratuitamente no espaço. Quem desejar uma vaga na próxima castração, deve comparecer ao CCPAD, na Travessa Luiz de Matos, 105, no próximo dia 19 para o atendimento que começa às 8h. Serão 125 vagas para fêmeas e 125 para machos. No ato da inscrição, é preciso portar um documento com foto (original e cópia) e comprovante de residência de Niterói recente (original e cópia). O restante das castrações será disponibilizado para protetores de animais e tutores de colônias da Região Oceânica e em demais comunidades da cidade.

Campanha - Comemorado na próxima quinta-feira, o Dia Mundial dos Animais foi a data escolhida pela Coordenadoria Especial de Direito dos Animais (CEDA) para o lançamento da campanha de conscientização “Abra o seu Coração: Adote um Animal Carente”. Durante um mês, equipes da organização vão estar mobilizadas para distribuir panfletos e ampliar a ideia da adoção de animais no lugar da compra. O evento inicial será na sede do Executivo, na Rua Visconde de Sepetiba, 987, no Centro, às 10h.


Fonte: O Fluminense




--------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Saúde imuniza mais de 46 mil animais em Campanha de Vacinação Animal






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.