domingo, 28 de outubro de 2018

Valor do seguro de veículo pode cair mais de 15% em Niterói



Polícia na Praça Dom Orione, em São Francisco: casos na área da 79ª DP caíram de 122 para 99 de julho a setembro Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo


Houve redução de 23,9% no número de roubos na cidade no último trimestre, segundo ISP; na região de Icaraí e Santa Rosa, a queda foi de mais de 50%

Leonardo Sodré

NITERÓI - As previsões do Sindicato dos Corretores de Seguro do Rio (Sincor-RJ), que apontam queda no valor das apólices de carros — feitas após o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgar a redução de 6% do número de roubos de veículos em setembro no estado — são ainda mais otimistas para Niterói. A categoria estima que os preços caiam mais de 15% na cidade, onde os crimes diminuíram 16,2% no último mês em relação ao mesmo período de 2017. Na região de Icaraí e Santa Rosa, a redução foi de mais de 50%. 

Setembro teve 190 casos de roubos de veículo contra 223 no mesmo mês de 2017. A tendência de uma redução mais consistente, prevista pelo Sincor-RJ, é justificada quando os índices criminais do último trimestre (julho a setembro) são avaliados. Nesse consolidado, de acordo com o ISP, o total de roubos a veículos foi de 501, uma diminuição de 23,9% em relação a 2017 (659 casos) — percentual de queda maior do que os 17,3% registrados no estado.

Na avaliação do Sincor-RJ, a curva descendente, provocada pelos esforços da intervenção federal na segurança com foco em roubo de carros, já trará reflexos no valor das apólices em novembro, quando as novas tabelas entram em vigor.

Segundo o presidente do sindicato, Henrique Brandão, a queda mais acentuada no valores das apólices será sentida a partir de janeiro.

— É um movimento que não acontece de uma hora para outra; precisa apresentar uma tendência. Em janeiro, quando os dados de novembro e dezembro forem divulgados e a tendência se mostrar absolutamente consolidada, a redução será ainda maior, dependendo do modelo do veículo e do CEP — conclui Brandão.

Quem mora em Santa Rosa, Icaraí, Vital Brazil, Pé Pequeno, Viradouro e Cubango deve sentir maior alívio no bolso na hora de renovar as apólices, já que na área da 77 DPª (Icaraí) o número de roubos, de julho a setembro, caiu 53,7% (de 145 para 67) se comparado a igual período do ano passado.

A segunda maior redução (34,5%, de 81 para 53 casos) foi na área da 81ª DP, que atende os bairros de Itaipu, Camboinhas, Itacoatiara, Piratininga, Cafubá, Jacaré, Rio do Ouro, Engenho do Mato, Várzea das Moças e Jardim Imbuí.

Em Jurujuba, Charitas, São Francisco, Cachoeiras, Maceió, Largo da Batalha e Pendotiba, área da 79ª DP, a queda foi de 18,8%, saindo de 122 roubos para 99.

A redução foi menos impactante no Centro e na Zona Norte. Na região da 76ª DP (Centro, Ponta D’Areia, Ilha da Conceição, São Lourenço, Fátima, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem), a queda foi de 51 casos para 45 ocorrências (11,7%).

Em Fonseca, Viçoso Jardim, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara, Tenente Jardim, Engenhoca, Santana e Barreto (78ª DP), os roubos diminuíram de 260 para 237 (8,8%).













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.