segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Parnit completa quatro anos com inauguração de maquete interativa



Comentário:

A nova maquete adquirida pelo Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT já está exposta no Centro de Visitantes, à disposição dos frequentadores e turistas que chegam a uma das atrações mais visitadas da cidade.

Através da Maquete, é possível conhecer detalhes da estratégia de conservação da natureza promovida pela Prefeitura de Niterói, que através do Programa Niterói Mais Verde, criado pelo prefeito Rodrigo Neves (Decreto 11.744/2014), elevou a cobertura de áreas protegidas da cidade para mais da metade do território municipal. Para chegar a esta proporção, Niterói conta também com a destacada presença do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), maior unidade de conservação na cidade e que é administrada pelo INEA.

Poucas cidades no mundo, com o porte de Niterói e localizada no centro de uma região metropolitana, conta com uma cobertura tão elevada. A presença destas áreas protegidas dentro da cidade é uma enorme oportunidade para Niterói, que tem a chance de ter uma área urbana mais saudável e aprazível, mais equilibrada ambiental e ecologicamente, com melhores condições climáticas, com mais oferta de lazer e recreação ao ar livre, com mais oportunidade de educação ambiental para suas escolas, com mais atrações turísticas que podem gerar mais emprego e renda, com mais resiliência aos riscos de acidentes geotécnicos causados pelas chuvas, como aconteceu durante a tragédia do Morro do Bumba, em 2010. 

Para proteger este patrimônio e a promover uma maior visitação destas áreas, a Prefeitura de Niterói desenvolve o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), com recursos captados junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), com a finalidade de investir em implantação de parques (PARNIT, inclusive o Parque Orla de Piratininga), promover a recuperação do sistema lagunar, fazer a renaturalização do Rio Jacaré, implantar uma malha de 60 km de ciclovias e outros investimentos de infraestrutura para a região.

Os investimentos no PARNIT já começaram. Quem visitar o Parque da Cidade já encontrará um novo paisagismo no local, uma trilha de Downhill já recuperada e, em breve, verá novos investimentos em infraestrutura para os parques.

Uma Niterói cada vez mais verde e sustentável.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói




--------------------------------------------------------------------------



Parnit completa quatro anos com inauguração de maquete interativa





O Parque Municipal de Niterói (Parnit) recebeu, nesta quarta-feira (24), alunos do CIEP 513 - George Savalla Gomes para a inauguração da maquete interativa da unidade de conservação municipal. A atividade comemorou os quatro anos de parque, completados na última terça-feira (23). Recentemente, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade criou um sistema de agendamento de visitas escolares ao local.

Recebidos pela administração do Parnit, o grupo de aproximadamente 15 jovens participou de caminhada pela trilha dos Blocos e Bosque dos Eucaliptos, que integram a Rota Darwin. Após as atividades, os alunos visitaram a sede do Parque, onde conheceram a vista do Parque da Cidade e sua história e participaram de exposição fotográfica de animais da Mata Atlântica. Em seguida, foi inaugurada a maquete interativa do parque.





“A maquete da unidade de conservação é um instrumento facilitador para explicarmos a complexidade do Parnit. Ela permite conhecer toda a extensão, o território do Parque como um todo, mostrando a trilha por onde passamos e a interligação com outras partes do parque”, explicou o administrador do Parnit, Alex Figueiredo.

As escolas interessadas em levar seus alunos para conhecer o Parnit, com orientações voltadas à educação ambiental, devem acessar o sistema de agendamento de visitas escolares da unidade de conservação.

"Educação ambiental é uma prioridade da gestão. A apresentação da maquete do Parnit para alunos, permitindo visualizar as áreas protegidas da cidade, é mais uma forma de marcar a transversalidade da questão ambiental no governo", finalizou o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Eurico Toledo.

Fonte: Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.