domingo, 7 de outubro de 2018

NOVA ALAMEDA: Alameda São Boaventura será reurbanizada, ganhará ciclovias e paisagismo



Calçadas acessíveis e um novo paisagismo também estão dentro do projeto que prevê investimentos na ordem de R$ 90 milhões. Edital será divulgado em novembro. Foto: Divulgação

Lucas Schuenck

Com início previsto para 2019, obra promete alterar dinâmica urbana de uma das mais importantes vias de Niterói

Trazer a Alameda São Boaventura para o século 21. Este é o objetivo do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, com o projeto de revitalização total da movimentada via da cidade que, segundo ele, precisa de cuidados há anos. O projeto, que está em fase final de elaboração, tem previsão de início para o primeiro quadrimestre de 2019 e conclusão no segundo semestre de 2020. Entre as melhorias que serão implementadas, estão um novo corredor de transporte, implementação de ciclovia nos dois sentidos, calçadas acessíveis, novo paisagismo e macrodrenagem da bacia do canal que corta a via.

Segundo Neves, os cidadãos do bairro do Fonseca, que é cortado pela Alameda São Boaventura, poderão contar, a partir das intervenções, com mais segurança e conforto. “Implementaremos iluminação de LED em toda a extensão da via, modernizaremos as estações, deixando-as mais confortáveis, construiremos bicicletários, além de instalar câmeras e um sistema eletrônico inovador que vai permitir que o cidadão solicite a parada do ônibus ao chegar na estação, evitando que todas as conduções entrem necessariamente nelas, o que ajudará no trânsito. Além disso, iremos promover obras de acessibilidade nas calçadas. É uma total reformulação da Alameda”, declarou.


O projeto contempla uma quadra poliesportiva que será construída embaixo do viaduto do Ponto Cem Réis. Foto: Divulgação


A secretária Maria Martins, moradora do Fonseca de 43 anos, acredita que a prioridade na região é solucionar o problema das enchentes. “Toda a Alameda enche durante uma chuva, em especial próximo à Av. João Brasil, que já passou por obras e não melhorou”, reclamou.

Ao tomar ciência das reivindicações feitas por Martins, Neves disse em entrevista que mitigará os problemas, mas que a questão é agravada por fatores ambientais. “Nós teremos um novo sistema de drenagem com a revitalização, que vai melhorar e reduzir o problema, mas temos que entender que esta é uma realidade do século 21, com fenômenos ambientais que aumentam os níveis dos rios e são propícios para as enchentes. Nosso compromisso é reduzir, com a implementação dos melhores sistemas possíveis, os impactos deste tipo”, explicou.

O prefeito também se compromete a incluir opções sustentáveis para a mobilidade urbana, ao construir ciclovias dos dois lados da movimentada via. Hoje, a Alameda São Boaventura recebe, por dia, 25 mil veículos. Em horários de pico, cerca de três mil e 300 veículos cruzam a via por hora. “Iremos fazer uma ciclovia unidirecional de cada lado da Alameda. Com isto, iremos reduzir a emissão de poluentes e integrar o bairro do Fonseca na malha cicloviária da cidade”, ressaltou Rodrigo Neves.


Implementação de ciclovias unidirecional nos dois sentidos para melhorar e integrar a malha cicloviária da cidade. Foto: Divulgação

Neves destacou que as obras serão feitas utilizando, em parte, recursos provenientes dos royalties do petróleo, que se somarão a receitas de impostos municipais. O prefeito, que também revelou que a possibilidade de enterrar a fiação elétrica ao longo da via está sendo estudada, afirmou que a iniciativa faz parte de uma nova onda de investimentos da cidade.

“Nós temos trabalhado, nos últimos quatro anos, pela recuperação dos espaços públicos para que os cidadãos se apropriem deles. Fizemos isto no teatro popular, reserva cultural e nos skateparks do Horto do Fonseca e de São Francisco, por exemplo. Queremos melhorar a mobilidade, propiciar uma melhor performance dos transportes e melhorar a qualidade urbana da cidade”, afirmou.

O projeto também prevê a construção de uma quadra poliesportiva que será construída na área localizada embaixo do viaduto do Ponto Cem Réis. Segundo Vicente Temperini, secretário municipal de Obras, a “Nova Alameda” contará com melhorias que transcenderão a estética. Queremos melhorar não só o visual, como mais áreas verdes e a acústica da via”, disse.

A partir da revitalização da Alameda São Boaventura, Rodrigo Neves também acredita que o segmento de negócios será aprimorado na região. Segundo ele, o bairro tem um posicionamento chave na cidade: tem fácil acesso ao Rio, está perto de São Gonçalo, Região Oceânica e Icaraí. O prefeito também alerta que, para a melhoria efetiva na mobilidade urbana, o próximo governador precisa desenvolver um projeto de BRT ligando os municípios de Itaboraí e São Gonçalo ao terminal João Goulart, o que diminuirá o número de ônibus que transitam na Alameda.

Até o momento estão previstos investimentos da ordem de R$ 90 milhões para obras. O valor pode aumentar, entretanto, caso medidas como o enterramento da rede elétrica sejam adotadas. O edital para a seleção da empreiteira será divulgado em novembro. 

Fonte: O Fluminense

 










Um comentário:

  1. Parabéns pela sua expressiva vitória, Prefeito! Moro no Fonseca e enfrento a Alameda de bicicleta, mas bastante inseguro, sendo obrigado a trafegar nas calçadas irregulares para escapar de um atropelamento. Esse projeto do paisagismo da Alameda foi cancelado ou apenas adiado? Com a sua vitória ele voltará à pauta, mesmo com dois anos de atraso? Se confirmado, quando começarão as obras?

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.