segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

TURISMO: Niterói terá mais três Centros de Atendimento ao Turista




Equipamento que já foi instalado no Campo de São Bento servirá de modelo. - Brenno Carvalho / Agência O Globo



Novas extruturas ficarão na Praça Araribóia, na Boa Viagem e em Piratininga

NITERÓI - A partir de julho, quem estiver de viagem pelo Rio e for visitar Niterói contará com novos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), no mesmo modelo do que funciona no Campo de São Bento desde o ano passado. A prefeitura iniciará na próxima semana a construção das novas estruturas na Boa Viagem, em Piratininga e na Praça Araribóia, onde funciona, provisoriamente, um equipamento do tipo num contêiner próximo à estação das barcas.

A previsão é que o CAT do Centro seja o primeiro a ficar pronto. O que existe ali registrou mais de 400 atendimentos a turistas internacionais apenas em janeiro. A maior parte dos estrangeiros que chega a Niterói de barca, segundo a prefeitura, é da América Latina: os argentinos lideram, seguidos pelos colombianos, chilenos e uruguaios. Dos europeus, italianos e alemães visitam a cidade com maior frequência.

REGIÃO OCEÂNICA TERÁ O 1º NÚCLEO

Durante o verão, o CAT provisório da Praça Araribóia também registrou atendimento a turistas de França, Estados Unidos, Espanha, Suíça, Suécia, Inglaterra, Bolívia, Peru, Japão, Equador, Paraguai, África do Sul, Noruega, México, Austrália, Canadá e Islândia. O novo equipamento ficará em frente à área de embarque do terminal das barcas e seguirá os critérios do Departamento de Proteção ao Patrimônio Histórico de Niterói (Depac), já que o local é tombado pelo órgão.

O CAT da Boa Viagem, que tem previsão para ser concluído em julho, ficará localizado na pracinha em frente à ponte que dá acesso à ilha, principal ponto turístico do bairro, que ainda tem uma vista privilegiada para o MAC. O de Piratininga será o primeiro equipamento do tipo na Região Oceânica e funcionará na Rua Professor Ernani Farias Alves, quase em frente ao número 201, no Trevo.

Com a instalação dos equipamentos, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) espera que o turista que visita o Rio e vem para Niterói conhecer o MAC e o Parque da Cidade — locais onde já funcionam CATs — possa estender o passeio e conhecer outras atrações da cidade, como as praias da Região Oceânica, as obras do complexo do Caminho Niemeyer, os fortes e espaços de arte. Simultaneamente à construção dos CATs, a prefeitura iniciará a implantação de uma sinalização turística nas ruas para orientar os visitantes em trajetos dentro da cidade.

Os equipamentos seguirão o modelo arquitetônico do já instalado no Campo de São Bento, com linhas arredondadas e revestimento de vidro fumê, que dificulta a entrada de luz externa. Os CATs terão aparelhos de TV, computadores e tablets para auxiliar os atendentes, que serão bilíngues, de acordo com a prefeitura. Os equipamentos que funcionam no MAC, no Campo de São Bento, no Parque da Cidade, em São Francisco e no Teatro Popular realizam uma média de 400 atendimentos por mês.


Fonte: O Globo



-----------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

TURISMO: Niterói implanta três novos centros para melhor atender turistas











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.