quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Niterói recolhe 45 toneladas de lixo em locais de concentração de blocos e desfiles



Cerca de 100 blocos desfilaram pelas ruas da cidade. Foto: Marcelo Feitosa.


Carnaval da cidade reúne quase 500 mil foliões em Niterói

A Prefeitura de Niterói montou um esquema especial com diversos órgãos públicos para garantir a tranquilidade de moradores e turistas que visitaram a cidade. Foram 32 carnavais de bairros e cerca de 100 blocos desfilando pelas ruas. Nos bairros, cerca de 150 mil pessoas brincaram o carnaval. Nos blocos, estima-se que o número superou a casa dos 300 mil pessoas, entre moradores, visitantes e turistas.

"Foram 32 carnavais de bairros e cerca de 100 blocos desfilando pelas ruas. Nos bairros, cerca de 150 mil pessoas brincaram o carnaval. Nos blocos, estima-se que o número superou a casa dos 300 mil pessoas, entre moradores, visitantes e turistas".

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) recolheu 45 toneladas de resíduos em locais de concentração de blocos e desfile. A Secretaria de Ordem Pública atuou com uma média de 200 homens por dia na área oficial de desfile, cobertura em bairros e ordenamento de praias.

"A Secretaria de Ordem Pública atuou com uma média de 200 homens por dia na área oficial de desfile..."

Somente no desfile das escolas de samba de Niterói, na Rua da Conceição, mais de 25 mil pessoas, que lotaram de ponta a ponta a passarela para os desfiles, aplaudiram as escolas do Grupo A do município, além da Viradouro e da Cubango, que participam do carnaval do Rio, mas também se apresentaram em Niterói.

"...na Rua da Conceição, mais de 25 mil pessoas, que lotaram de ponta a ponta a passarela para os desfiles..."


Desfile – Na passarela do samba niteroiense, famílias inteiras ocuparam as arquibancadas, com presença marcante de crianças. O Serviço Médico de plantão registrou apenas sete atendimentos. Ao fim dos desfiles, logo após a passagem da escola Magnólia Brasil deixar a Rua da Conceição, entrou em cena o Bloco da Clin, garantindo a limpeza do local. Logo em seguida, equipes da NitTrans liberaram o trânsito.

“O carnaval é o segundo maior evento da cidade, que acontece na Rua da Conceição, nas ruas e nos bairros. Niterói tem um diferencial de um carnaval mais espontâneo e autêntico. São mais de 300 mil pessoas somente nos blocos que aumentam, numericamente, a cada ano. Por isso, a Neltur trabalha previamente, fazendo um planejamento minucioso e detalhado, em parceria com outros órgãos e secretarias municipais, visando garantir a segurança e mobilidade urbana dos foliões, visitantes e turistas”, contou José Guilherme Azevedo, presidente da Neltur.

Ele acrescentou ainda que o carnaval é um evento que estimula a economia da cidade através de seus polos gastronômicos e hoteleiros, impulsionando outras áreas do comércio e serviços. José Guilherme lembrou ainda que Niterói se orgulha de ter um filho ilustre como Ismael Silva, que criou a primeira escola de samba do país, a Deixa Falar, e a cidade busca sempre dar continuidade a essa tradição, resgatando os antigos festejos momescos.

Integração – Para que tudo desse certo nas ruas, nos bairros e na Rua da Conceição houve um trabalho integrado da Neltur, com a Comissão de Carnaval e vários órgãos da Prefeitura de Niterói e do Estado, como a Secretaria de Ordem Pública, SAMU, Companhia de Limpeza de Niterói, Corpo de Bombeiros, 12º Batalhão de Polícia Militar, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, NitTrans e Coordenadoria Geral de Eventos.

Ordenamento – Durante os quatro dias de carnaval as equipes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal estiveram presentes nos bairros e praias da cidade. O trabalho aconteceu em sintonia com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), de onde os agentes monitoraram a cidade. Na área de desfiles, foi utilizado ainda o Cisp Móvel.

Os guardas também coibiram as irregularidades. Nas praias foram 424 notificações de trânsito e apreenderam mercadorias de camelôs ilegais que comercializavam bebida em garrafas de vidro.

"Nas praias foram 424 notificações de trânsito..."
 

“Tivemos um carnaval tranquilo nos bairros, sem ocorrências graves. A guarda esteve presente nos principais eventos orientando e mantendo o ordenamento. De um modo geral, Niterói se destacou por um carnaval de paz. As ocorrências policiais que aconteceram na cidade, em número bem menor que em outros municípios da Região Metropolitana, são de competência da polícia militar e polícia civil.”, destacou Gilson Chagas, secretário de Ordem Pública de Niterói.

Praias – A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) montou um esquema especial de limpeza das vias públicas durante o período de carnaval. Foram cerca de 900 funcionários atuando nas ruas.

"Clin teve cerca de 900 funcionários atuando nas ruas".


Nas ruas da cidade total foram recolhidas 45 toneladas de resíduos. Os materiais mais encontrados foram: garrafas pet, garrafas de vidro, latas de alumínio e muito confete e serpentina.

Além da grande quantidade de resíduos de varrição removida das ruas, foram recolhidas 96 toneladas de lixo das praias da cidade.

"... foram recolhidas 96 toneladas de lixo das praias da cidade".

Fonte: O Fluminense











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.