domingo, 25 de fevereiro de 2018

QUEIMADAS NA AMAZÔNIA: Série revela a nova realidade das queimadas na Amazônia










O que está por trás do aumento das queimadas e os impactos da destruição da floresta em nossas vidas

DO OC – O Brasil está queimando. Prova disso é o número recorde de incêndios no ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE: foram 275.120 incêndios em todo o país no ano passado, a maior parte deles concentrados na Amazônia (132.297). Foi o maior número de focos de calor em um ano desde o início da série histórica, no fim dos anos 1980. Para ajudar o público geral e os produtores rurais a entender a nova realidade do fogo na Amazônia, o Observatório do Clima publica a partir desta quarta-feira (7) a série de vídeos “Brasil, um país em chamas”.

O pesquisador sênior do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) Paulo Barreto, coprodutor da série, afirma que as queimadas estão primariamente relacionadas com o desmatamento para a expansão da fronteira agrícola e a grilagem de terras públicas. “Elas também têm ficado mais frequentes por causa das secas extremas, provavelmente devido às mudanças climáticas”, afirma.

Os episódios vão abordar as razões e os impactos do fogo aos produtores rurais, à biodiversidade, à saúde da população e ao transporte de pessoas e cargas. O que mudou de alguns anos para cá? A Amazônia está mais inflamável? De quem é a responsabilidade? Como evitar um estrago ainda maior e o que você tem a ver com isso?

Os vídeos serão publicados toda quarta-feira no canal do OC no Youtube e podem ser acessados diretamente por aqui: primeiro episódio, segundo episódio










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.