terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

CARNAVAL 2018: Niterói vai receber cerca de 120 mil turistas



Foliões de várias partes do país e do mundo irão se juntar aos niteroienses durante os quatro dias de folia na na cidade. Foto: Marcelo Feitosa


Giovanni Mourão

Segundo a Neltur, boa parte dos visitantes vai ficar em pousadas da Região Oceânica da cidade

A poucos dias do carnaval, a rede hoteleira niteroiense já está preparada para receber os turistas que escolheram curtir as batucadas do ritmo mais popular do Brasil deste lado da Baía de Guanabara. Segundo a Niterói Lazer e Turismo (Neltur), a expectativa é que a cidade receba cerca de 120 mil turistas. E boa parte dos visitantes vão ficar nas pousadas da Região Oceânica, que já está com praticamente 100% de seus leitos reservados, enquanto a Zona Sul já possui uma média de 60% de ocupação de seus hotéis, pousadas e aluguéis de apartamentos.

Niterói tem uma média de 2.800 leitos entre hotéis, pousadas e hostels. No entanto, ainda segundo a Neltur, a dimensão real de visitantes e turistas na cidade é muito maior que o número de leitos oferecidos, uma vez que também existem muitos visitantes que movimentam a economia da cidade através dos bares e restaurantes dos polos gastronômicos e das praias e blocos de carnaval.

Segundo o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, através de uma parceria entre a Riotur e TurisRio, o órgão vem elaborando estratégias para atrair os turistas que vem da capital carioca, divulgando folhetos em estandes sobre a Cidade Sorriso e atuando em locais de grande fluxo de turistas no Rio, como no Pão de Açucar e Cristo Redentor.

“Independente desta parceria, Niterói tem participado presencialmente de algumas feiras tanto nacional como internacional. Recentemente, começamos uma parceria com a cidade de Nazaré, em Portugal, aproveitando que as duas cidades tem as chamadas ondas gigantes para os surfistas”, destaca, lembrando que, recentemente, uma equipe de guias niteroienses operou no Pier Mauá, levando informações para cerca de 6 mil turistas da Itália, Inglaterra, Alemanha, França, Uruguai e Argentina.

Além do turistas internacionais e de outros Estados, principalmente de Minas Gerais e de São Paulo, Niterói recebe uma grande quantidade de visitantes de todo o Estado do Rio de Janeiro, porque a cidade continua sendo a capital do Interior, por sua referência hoje em qualidade de vida, por manter seus serviços básicos e fazer obras que mudaram a estrutura da cidade.

“Niterói se consolidou como uma das principais cidades indutoras de turismo pela sua infraestrutura, patrimônios históricos, belezas naturais e equipamentos turísticos, além de ser uma referência na área cultural”, afirma.

Capital - Com a expectativa de ocupação de 85% para este ano, a rede hoteleira da cidade do Rio de Janeiro já conta com um carnaval melhor do que em 2017. Segundo a pesquisa da Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), os estabelecimentos da região do Flamengo e Botafogo já registram uma ocupação de 83%. Na média geral da cidade, a ocupação já está em 72%. No ano passado, a ocupação ficou em 78%. Pelo levantamento, Ipanema e Leblon já alcançaram 80%, Leme e Copacabana, 75%, Barra da Tijuca e São Conrado, 72%, e Centro, 65%.

Apesar de afirmar ainda não conseguir mensurar o impacto econômico deste movimento em Niterói, dados da Confederação Nacional do Comércio indicam uma movimentação em torno de R$ 1,9 bilhão em todo o Estado do Rio de Janeiro para este carnaval.

Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.