domingo, 25 de fevereiro de 2018

NITERÓI RESILIENTE: Defesa Civil de Niterói implementa sistema de prevenção à desastres naturais



Da direita para esquerda: Ryan Aguiar Costa Junior (Imagem) , Tenente Coronel Walace Medeiros (Defesa Civil de Niterói), Major Deyve Freitas Barret (Defesa Civil de Niterói) e Eber Ribeiro Pinto (Imagem).


Em novembro de 2017 foi oficializado o termo de cooperação entre a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Niterói e a empresa Imagem, visando a aplicação do Sistema de Gestão de Imagens de Satélite e Aéreas de Alta Resolução e Alta Disponibilidade para Defesa Civil – SGIHD-DC.

“As expectativas da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Niterói são as melhores e mais ambiciosas possíveis. A partir de um trabalho integrado, o termo prevê como ponto de partida as demandas existentes na Defesa Civil voltadas à execução de atividades preventivas e de redução de riscos de desastres, além de ferramentas de apoio à gestão das ações durante as emergências". Tenente Coronel, Walace Medeiros.


Sobre o SGIHD-DC

Em virtude das dimensões continentais do Brasil, os desastres naturais apresentam diversidade com relação às suas tipologias e distribuição das ocorrências. Tal diversidade implica em diferentes focos de atuação dos órgãos de Defesa Civil, os quais se adaptam para atender as distintas demandas locais, conforme características naturais da área onde atuam.

Pensando nisso, a empresa Imagem montou uma equipe técnica formada por especialistas em diversas temáticas relacionadas a estes desastres, desenvolvendo um produto dotado de grande flexibilidade, o qual pode ser moldado para atender especificamente as necessidades da defesa civil de cada município, o SGIHD-DC.

Destaques do SGIHD-DC

O SGIHD-DC consiste em um conjunto de ferramentas inovadoras capaz de auxiliar a Defesa Civil em diversas atividades, e gerar inúmeros benefícios aos gestores municipais e aos cidadãos do município, dentre os quais destacam-se:

- Acompanhamento da expansão no município, identificando novas ocupações em setores restritos, como áreas de risco, áreas de proteção ambiental, terrenos públicos etc;
- Identificação de setores com maior recorrência de desastres naturais;
- Delimitação de áreas atingidas por inundações de distintas intensidades;
- Planejamento de rotas de fuga, localização de abrigos e deslocamento para atendimento de ocorrências;
- Estimativa do número de moradores afetados pelo desastre;
- Subsídios à elaboração de planos de contingência.

O SGIHD-DC afeta diretamente na capacidade de resposta do município diante a presença de condições adversas, possibilitando o acompanhamento da situação e planejamento das abordagens a serem tomadas em situações de emergência.

Além de diversas vantagens, o sistema traz economia ao município, promovendo melhores direcionamentos nas ações e utilização dos recursos.
“Nessa parceria de um ano e meio, destacam-se as inovações de TI da Imagem para manipulação de imagens e georreferenciamento, onde a Defesa Civil de Niterói passará a contar com novos sistemas que resultarão no aumento significativo do potencial de resiliência do município". Tenente Coronel, Walace Medeiros.


Fonte: Portal Geo








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.