domingo, 16 de junho de 2013

III FALP: um olhar das cidades periféricas sobre as Regiões Metropolitanas do mundo



Axel Grael durante apresentação no III FALP, em Canoas (RS). Foto de Fernando Stern.

Axel Grael durante apresentação no III FALP, em Canoas (RS). Foto de Fernando Stern.


Axel Grael durante apresentação no III FALP, em Canoas (RS). Foto de Fernando Stern.


Nos dias 11, 12 e 13 de junho, estive em Canoas, RS participando do III Forum Mundial de Autoridades Locais de Periferias, que reuniu prefeitos e outras autoridades representantes de cidades que integram regiões metropolitanas em vários continentes.

Foi uma grande oportunidade para trocar experiências com lideranças e planejadores urbanos de cidades que, como Niterói em relação ao Rio de Janeiro, procuram encontram soluções sustentáveis, resolver os seus problemas sociais, ambientais, habitacionais, de mobilidade e logísticos, além de potencializar as oportunidade de estar numa região metropolitana.





O III FALP teve a presença do governador Tarso Genro, do prefeito de Canoas, Jairo Jorge da Silva, e o encerramento foi com uma conferência do ex-presidente Lula.

"O mundo melhora quando a gente compartilha".

O tema do evento foi “Direitos e Democracia para Metrópoles Solidárias e Sustentáveis” e o slogan foi " O mundo melhora quando a gente compartilha". A programação foi organizada com os seguintes eixos:

1. Identidades e Multipolaridade

2. Governança e Participação
3. Globalização e Metropolização
4. Sustentabilidade e Água
5. Bem comum e Bem viver
6. Igualdade e Políticas de Gênero

Participei da Mesa sobre Globalização e Metropolização, apresentando o exemplo da cidade de Niterói, a sua história e desafios na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e as soluções em desenvolvimento pelo Governo Rodrigo Neves.

A mesa teve a coordenação de Jaqueline Fraysse, ex-prefeita de Nanterre, França. Os demais conferencistas foram: Eduardo Rinesi, Universidad Nacional General Sarmiento (Argentina), Rovena Negreiros, Iniciativa Metropolis (Brasil), Joseph Schechla, Habitat International Coalition (Egito), Jordi Mas, vice-prefeito de Santa Coloma de Gramenel (Espanha) e Vicente Trevas, Prefeitura de São Paulo (Brasil).

Uma das deliberações do III FALP foi a criação de uma rede em caráter permanente para promover o intercâmbio de experiências entre as cidades periféricas.


Hazel McCallion, prefeita de Mississauga, Canadá.

Uma das atrações do evento foi a prefeita Hazel McCallion, prefeita de Mississauga, na Província de Ontario (Canadá). A Sra McCallion está a frente da prefeitura da sua cidade desde 1978, quando foi eleita pela primeira vez, há 35 anos. Ao final da sua primeira gestão foi reeleita por aclamação (1980), depois sucessivamente reeleita em 1982, 1985, 1988 (aclamada novamente), 1991, 1994, 1997, 2000, 2003, 2006 e 2010.

Aos 92 anos de idade, a prefeita Hazel McCallion chegou a Canoas desacompanhada, participou ativamente de todas atividades e impressionou por sua vitalidade. Foi conferencista na Mesa sobre Governança e Participação.
Axel Grael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.