sábado, 29 de junho de 2013

WWF publica estudo sobre incentivos por serviços ambientais


Acre, Brasil. Foto: © Pedro França/MinC

A WWF-Brasil, em parceria com o governo do Acre, lançou na manhã desta sexta-feira (28) a hoje a publicação “O Sistema de Incentivos por Serviços Ambientais do Estado do Acre”, estudo que aborda a experiência do estado do Acre ao explorar ferramentas que incentivam a manutenção da floresta em pé.

O pagamento monetário para a manutenção de florestas é um incentivo econômico para a série de benefícios da manutenção desse ecossistema, como equilíbrio climático, fixação de CO2 feito pelas árvores e plantas, preservação de rios e encostas. No Acre, há 14 anos o governo estadual começou a implementar uma série de políticas socioambientais de modo a incentivar o uso sustentável da floresta.

É essa experiência que o estudo analisa, identificando os processos de construção do programa estadual, que inclui o regime de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), cujo desenho é considerado um dos mais avançados do mundo.

O objetivo é compartilhar a experiência do Acre, que pode servir de inspiração para o desenho desses regimes em outros lugares.

O evento de lançamento da publicação aconteceu às 9h da manhã desta sexta-feira (28), na Biblioteca da Floresta, em Rio Branco, Acre.

Leia a publicação neste link.

Fonte: O Eco

-----------------------------------------------------------
Outras postagens sobre Serviços Ambientais:

Brasil busca marco legal para incentivar preservação ambiental
Serviços ambientais poderiam gerar meio trilhão de dólares anuais para países em desenvolvimento


Mais informações: O que são serviços ambientais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.