Secretário Municipal de Administração, Moacir Linhares. |
Recadastramento de funcionários públicos mostra que Município tem 11.198 servidores ativos e comissionados. Objetivo é ter prefeitura atuando de maneira eficiente
Chegou ao fim o recadastramento dos funcionários públicos de Niterói. O município conta com 11.198 servidores ativos e comissionados. Segundo o secretário de Administração Moacir Linhares, o objetivo da operação é ter uma prefeitura atuando de maneira eficiente, o que vai resultar em um bom atendimento para os munícipes niteroienses.
O processo possui duas vertentes: estudo para realização de concursos públicos para áreas com déficit de pessoal e centralização das folhas de pagamento na Secretaria de Administração.
O maior efetivo é da Fundação Municipal de Educação, com 30.6%, seguido da administração direta, que engloba todas as secretarias, com 24%, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), com 20%, e a Secretaria de Saúde com 21%.
Cerca de 70% dos servidores têm mais de 40 anos, destes, 39% tem mais de 50 anos. Moacir Linhares ressalta que a prefeitura precisa ser renovada, pois a maioria dos servidores tem idade avançada e acumulam muito tempo de serviço.
“Essa é uma prefeitura sênior, em nível de faixa etária, o que sinaliza uma oportunidade para a realização de concursos públicos para a renovação gradativa, à medida que os servidores atuais forem se aposentando”, afirma o secretário.
Ele sinaliza ainda que esse processo de modernização vai ser muito bom para a prefeitura.
“Hoje os bancos de dados não falam entre si. Agora, tudo passará a ser unificado, tornando-o mais confiável”, conta.
A partir de agora, segundo o secretário Moacir Linhares, todo servidor que for admitido, demitido ou aposentado, vai passar por um setor da Secretaria de Administração, que vai então alimentar o banco de dados do recadastramento.
O sistema será atualizado diariamente e no cadastro do funcionário vão constar assinatura e impressão digital, foto e toda a documentação, que foi digitalizada. Os servidores que não fizeram o recadastramento serão retirados da folha de pagamento.
“Vamos abrir um processo e apurar caso a caso, para saber por qual motivo os servidores não se recadastraram. Visto isso, serão adotadas as medidas necessárias para a exclusão ou inclusão do funcionário. Esse será um trabalho de confiabilidade. Vamos reciclar os servidores, preencher os claros da administração e prever o preenchimento dos cargos dos futuros aposentados. Estamos construindo uma máquina enxuta e eficiente, com o objetivo de otimizar o serviço”, afirma o secretário.
Memória - O recadastramento dos servidores começou no dia 15 de abril e foi encerrado na segunda quinzena de junho.
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.