terça-feira, 18 de junho de 2013

12 motivos para pedalar




O site Business Insider publicou recentemente um artigo com doze motivos que deveriam levar mais norte-americanos a irem trabalhar de bicicleta. Segundo os dados apresentados, os Estados Unidos tiveram um crescimento de 40% nos usuários de bicicleta desde 2000. Mesmo assim, ainda há 204 milhões de veículos particulares circulando. Os tópicos abordados como motivacionais visam mostrar como a bicicleta tem potencial para melhorar a saúde, riqueza e qualidade de vida dos indivíduos.

Os 12 motivos para pedalar listados pelo site também se aplicam ao Brasil:

1. Tornaria o ciclismo mais seguro para todos: ao contrário do que ocorre com os carros, quanto mais bicicletas nas ruas, mais segura ela se torna para os ciclistas, diminuindo a probabilidade de uma colisão entre automóveis e bicicletas.

2. É mais barato: com o aumento nos custos de combustível e manutenção, a bicicleta pode ser 30 vezes mais barata de manter do que um carro, segundo comparação feita pelo site.

3. Academia gratuita sobre duas rodas: o exercício proporcionado pela bicicleta traz benefício cardiovascular muito eficaz, além de ter pouco impacto, como a natação, ideal para não prejudicar as articulações.

4. Você vai fugir dos engarrafamentos e economizar horas que seriam perdidas no trânsito. Com bicicleta, chega-se mais rápido e gasta-se menos.

5. As mulheres podem usar o suporte ósseo extra: conforme envelhecem, as mulheres ficam mais suscetíveis à osteoporose. Um estudo realizado por uma universidade sueca descobriu que mulheres de meia idade ficaram menos propensas a sustentar fraturas de pulso quando praticavam atividade físicas.

6. Economia para o sistema de saúde: o impacto socioeconômico na área de saúde é o mais importante legado do ciclismo. Pedalar resulta na economia de milhões de dólares em alguns anos.

7. Você inala um ar mais prejudicial no carro do que na bicicleta: as emissões de combustível são ruins para qualquer pulmão, mas os motoristas estão mais sujeitos ao ar nocivo do que os ciclistas. Isso parece uma ilusão se analisarmos o motorista e sua própria emissão, que sai de trás do seu carro, mas temos que lembrar que à sua frente está outro carro, por exemplo, ele está no meio do tráfego, enquanto ciclistas e pedestres estão nas margens da pista, e nem sempre acompanhados de automotores.

8. Você está mais propenso a ficar doente em um coletivo: os transportes coletivos, como o ônibus, são bons em questão de mobilidade, mas por você estar em contato com muitas pessoas, isso pode aumentar o risco de se contaminar por doenças infecciosas.

9. Pedalar aumenta a produtividade: trabalhadores que se deslocam ao trabalho de bicicleta estão menos propensos a ficarem doentes. Além de conter o absentismo, o exercício enquanto se desloca tem ligação com a eficiência, energia e bom humor no momento de trabalhar, também aumentando a produtividade.

10. Você não terá que se preocupar com uma vaga de estacionamento: muitas empresas e escritórios comerciais oferecem locais apropriados para o armazenamento de bicicletas. Mesmo onde não há um local apropriado, basta investir em uma boa trava, ou até mesmo em uma bicicleta dobrável, que é muito mais fácil de guardar.

11. Impulso para a economia: fala-se sempre que a bicicleta gera economias. Isso é fato. Mas, o que as pessoas fazem com o dinheiro que sobra? Essa poupança pode movimentar a economia em nível local ou regional.

12. Você se mantém ativo e movimenta seus pés para pedalar em direção a um mundo mais sustentável. “Amar e mudar as coisas interessa mais”.

Por Revista Bicicleta

Fonte: CicloVivo

----------------------------------------
Saiba mais sobre o planejamento sendo desenvolvido para a implantação do Programa Niterói de Bicicleta:

Programa Niterói de Bicicleta: urbanista, velejador e ciclista, que já deu a volta ao mundo pedalando, será o responsável
Prefeitura promove 1º Workshop do Programa Niterói de Bicicleta
O desafio das bicicletas - Editorial do Jornal O Fluminense
O Globo-Niterói: "Prefeitura de Niterói promete quatro projetos novos de ciclovia"
Prefeitos Rodrigo Neves e Eduardo Paes assinam parcerias nas áreas de saúde, turismo, urbanismo e meio ambiente
Axel Grael apresenta projetos da prefeitura a ambientalistas de Niterói
Requalificação do Centro de Niterói vai a debate na Câmara Municipal
Axel Grael visita ciclovias no Rio e fala sobre o uso de bicicletas em Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.