sexta-feira, 28 de junho de 2013

Prefeitura de Niterói inaugura a UMEI da rua Magnólia Brasil, a terceira em seis meses




O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou na manhã desta sexta-feira (28/06) a UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) Maria José Mansur Barbosa, na rua Magnólia Brasil, no Fonseca, na zona norte da cidade.

A creche da Magnólia Brasil foi a terceira inaugurada este ano. Ela integra o programa Mais Infância, feito em parceria entre a Prefeitura de Niterói e o governo federal, e que tem como objetivo ampliar a rede de educação infantil com a construção de 20 UMEI's na cidade pelos próximos quatro anos.

Acompanhado do vice-prefeito Axel Grael, do secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, e do deputado federal Jorge Bittar, o prefeito destacou a importância da inauguração de mais uma UMEI.



"O nosso governo tem um compromisso de superar o déficit de vagas de educação infantil. Esse trabalho de expansão da rede vai consolidar Niterói como referência positiva na educação e dará tranquilidade aos trabalhadores e trabalhadoras que terão onde deixar os seus filhos. O programa Mais Infância oferece uma proposta pedagógica de qualidade no segmento de educação infantil. Em menos de seis meses, já inauguramos mais UMEI's do que nos últimos cinco anos. Isso tudo é o resultado da união da Prefeitura com os governos federal e estadual que tem ajudado a cidade a superar os problemas e desafios", afirmou.

Para este ano, outras duas UMEI's serão inauguradas. Em agosto, será a creche Vinicius de Moraes, no Sapê. Em novembro, está previsto o lançamento da UMEI do Caramujo, que será a maior unidade de educação infantil da cidade, com 300 vagas.



O prefeito Rodrigo foi homenageado na cerimônia de inauguração da UMEI pelo seu aniversário de 37 anos. Ele se emocionou e chorou ao falar do compromisso de seu governo com a população mais pobre, principalmente quando se referiu a reabertura da emergência pediátrica do Getulinho, que foi fechada pela administração anterior, e já atendeu a 40 mil crianças desde janeiro

A UMEI Maria José Mansur Barbosa vai oferecer 80 vagas, que poderão chegar a 100. As matrículas começam na semana que vem e as aulas serão iniciadas em agosto. Com 780 metros quadrados, a creche funcionará em tempo integral, com dois professores por turma. A unidade conta com quatro salas de aula (podendo ter mais uma dependendo da demanda) todas climatizadas e equipadas com brinquedos pedagógicos e livros, sala multimídia, amplo refeitório, parquinho e quadra coberta. Os alunos terão quatro refeições diárias.

Inicialmente, a creche vai atender crianças de quatro e cinco anos mas, dependendo da demanda, poderá também receber de três anos. O investimento na UMEI da Magnólia Brasil foi de cerca de R$ 600 mil, segundo o secretário Waldeck Carneiro.

De acordo ainda com o secretário, a creche vai atender alunos que vivem em localidades da região como os morros da Boa Vista e Juca Branco, além do bairro Ponto Cem Réis. Foram cerca de quatro meses de obras.



A UMEI da Magnólia Brasil homenageia a professora e educadora Maria José Mansur Barbosa, que faleceu em 2011, aos 89 anos. Maria José tem grandes serviços prestados à educação. Formada em pedagogia pela UFF (Universidade Federal Fluminense), ocupou diversos cargos na Secretaria Estadual de Educação. O filho da professora, Luiz Henrique Mansur, agradeceu a homenagem.

"Onde ela estiver, minha mãe estará satisfeita com essa homenagem, com esse belo equipamento. É muito importante o poder público se preocupar com a educação, principalmente nesta faixa etária. As crianças são o futuro do país e sendo bem cuidadas, vão garantir um futuro melhor", disse.

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.