quarta-feira, 1 de maio de 2019

PLATAFORMA DIGITAL DA ENGENHOCA COMPLETA UM ANO



Alunas da Plataforma Digital.

Atividades na Plataforma Digital da Engenhoca.

Realidade virtual.

Jogos eletrônicos



Curso de Robótica com Lego.

Alunos mostram os seus certificados.



Celebração do primeiro aniversário da Plataforma Digital. 


Na última terça-feira, 30 de abril, o prefeito Rodrigo Neves visitou a Plataforma Urbana Digital da Engenhoca para comemorar o seu primeiro ano de funcionamento. Na ocasião, houve a entrega de certificados de conclusão de cursos para jovens e adultos.

A Plataforma Urbana Digital da Engenhoca é uma unidade educacional implantada pela Prefeitura de Niterói, no bairro da Engenhoca, na Zona Norte da cidade, com o objetivo de proporcionar um ambiente de divulgação científica, popularização da ciência e acesso às novas tecnologias e inovação.

O foco principal de atuação da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca é a gamificação e o desenvolvimento de jogos. Os cursos oferecidos serão focados na qualificação para o mercado de trabalho e para formação global.

O equipamento público, que é administrado em parceria com a organização Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária - IDACO, oferece cinema ao ar livre, atividades com jogos tecnológicos, simuladores virtuais, totens com informações diversas acerca da cidade, o desenvolvimento de cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica e do desenvolvimento de espaços de arte que se abrem a partir da cultura digital.


Prédio da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca.


No primeiro ano de funcionamento, a Plataforma já alcançou números muito relevantes:
  • 4.100 usuários cadastrados
  • 2.557 alunos certificados
  • 202 turmas abertas
Os cursos oferecidos são, dentre outros:
  • Introdução à Robótica com Lego
  • Pensando lógica com Jogos - utilizando OSMO e outros jogos lógicos
  • Fundamentos da Fotografia
  • Inglês Básico
  • Rede de Computadores
  • Introdução aos drones
  • Confecção de cartões digitais

Para saber mais sobre os cursos e o seu conteúdo, acesse aqui. A Plataforma Urbana Digital da Engenhoca fica na Praça José Vicente Sobrinho esquina com a Rua Dom Antônio de Almeida Moraes Junior, s/n.


Alunos nas atividades da Colônia de Férias na Plataforma Digital, em janeiro de 2019.



Participantes da Colônia de Férias da Plataforma Digital, em janeiro de 2019, visitam o Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro.


Niterói entre as 10 cidades mais inteligentes do país

A cidade de Niterói tem alcançado destaque nacional em diversos rankings em variados temas da administração pública, em avaliações executados por diversas instituições. É o caso do tema das "Smart Cities" (cidades inteligentes).

Em 2014, a Prefeitura de Niterói deu início ao programa Niterói Cidade Inteligente, coordenado agora pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, da Prefeitura de Niterói, com a participação de diversas outras secretarias do governo municipal de Niterói.

A partir dos resultados do programa, iniciado em 2014, Niterói já é reconhecida como uma das cidades mais avançadas no país no tema, tendo sido classificada em 10° lugar no Ranking de cidades inteligentes e conectadas, conhecido como Connected Smart Cities, 2018.

Plataforma Digital e o Programa Niterói Cidade Inteligente

Não basta contar com tecnologia para uma cidade ser considerada inteligente. Tanto que o critério do ranking da "Connected Smart Cities", leva em consideração mais de 70 indicadores. Uma cidade será verdadeiramente inteligente quando for também inclusiva, fazendo com que a a tecnologia que beneficia a cidade esteja também à disposição de toda a sua população.

Por isso, além de permitir o acesso à tecnologia, capacitar para o mercado tecnológico e complementar a educação básica, a Plataforma Digital proporciona a aproximação da população dos benefícios da cidade inteligente.

Sigamos em frente!

Axel Schmidt Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG)
Prefeitura de Niterói



------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Plataforma Digital da Engenhoca forma mais de 2.500 alunos em um ano  
CIDADES INTELIGENTES: NITERÓI É DESTAQUE EM EVENTO NO PALÁCIO GUANABARA 'Despreparada para a era digital, a democracia está sendo destruída', afirma guru do 'big data'  









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.