segunda-feira, 6 de maio de 2019

Niterói está preparando licitação para adquirir um ‘castramóvel’



Aquisição de “castramóvel” foi anunciada pelo vereador Leandro Portugal, importante articulador junto à prefeitura para a aquisição do veículo. Foto: Douglas Macedo


Lucas Schuenck

Trailer equipado para esterilização de cães e gatos circulará pela cidade

O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), ligado à Coordenadoria Especial de Direito dos Animais (Ceda) da Prefeitura de Niterói, está mais próximo de ganhar um reforço em suas atividades. O centro, que já realiza cerca de 300 castrações sociais de animais domésticos em Niterói por mês, o que faz da cidade a que mais realiza intervenções do gênero nos 92 municípios do estado do Rio, pode receber um “castramóvel”. O veículo, no modelo trailer, será o “braço móvel do CCPAD”, que hoje funciona de forma fixa no Fonseca.

Para Leandro Portugal (PV), vereador envolvido com a causa animal no município e principal articulador junto à prefeitura para implantação do castramóvel, este é um dos frutos de seu mandato em favor dos bichos.

“Nós estamos trabalhando muito na causa animal do município. Na última semana, fizemos uma entrega de moções para 40 protetores dos animais na Casa da Amizade. Para avançarmos no castramóvel, conversei com o prefeito Rodrigo Neves para estender a castração para outros bairros, para eliminar a necessidade de locomoção das pessoas. Demos a ideia de trabalhar com o castramóvel e o município já entrou em processo de licitação para a compra do trailer”, afirmou Portugal.

Com o “castramóvel”, o CCPAD aumentará em quase 50% sua capacidade de castração. Portugal estima que, uma vez em funcionamento, a capacidade de animais castrados por mês passará de 300 para 500.

Ainda na causa animal, Portugal revela que já tramitam na Câmara dois Projetos de Lei de sua autoria. Um deles proíbe fogos de artifício, que, segundo vereador, trazem prejuízos para os animais domésticos. O segundo versa sobre a proibição de venda de animais em pet shops.

Demanda é muito maior que oferta

Para Marcelo Pereira, da Coordenadoria Especial do Ceda, o castramóvel será um importante aliado para que o CCPAD continue exercendo sua atividade em alto nível. “Nós sabemos que a demanda é grande e é importante ampliar. Em junho, o centro faz dois anos de existência e constatamos que a demanda por castrações, hoje, é muito maior que a oferta. Com o castramóvel, poderemos nos locomover com todos os materiais necessários para castrar os animais, voltar para a base, esterilizar o equipamento e no dia seguinte estarmos na rua realizando novas castrações. É um avanço”, explicou.

Pereira explica que o município de Niterói também está avançando na área da conscientização e da adoção. “Niterói hoje, para além das campanhas de adoção e conscientização nas escolas, tem uma cartilha consolidada que é o projeto ‘Essa escola é o bicho’. Estamos há um ano em todas as escolas do município com as crianças trabalhando a questão dos direitos dos animais. Também vamos lançar um jogo de tabuleiro de 25 metros quadrados, que servirá como um complemento da cartilha para as crianças. Ele terá ensinamentos e, por exemplo, caso resolva prender um animal na corrente, a criança voltará duas casas”, explicou.

Pereira lembra que, a cada 60 dias, o centro libera cerca de 600 senhas para a castração de animais.

Quem tiver interesse em realizar a castração de seu bichinho, deve comparecer à sede do CCPAD, no Horto do Fonseca, apresentar comprovante de residência (xerox e original) e identidade (xerox e original). Só são realizadas intervenções em animais domésticos de moradores de Niterói.


Fonte: O Fluminense











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.