sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CIDADES INTELIGENTES: NITERÓI É DESTAQUE EM EVENTO NO PALÁCIO GUANABARA








Fui palestrante no evento "Debate Sobre as Cidades Mais Inteligentes" promovido pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense. O evento foi realizado no auditório do Palácio Guanabara e, na ocasião, apresentei a palestra "Niterói Cidade Inteligente, Humana e Sustentável".

A cidade de Niterói tem avançado muito na agenda da Cidade Inteligente, tendo sido reconhecida, em 2017, como a 18ª melhor em ranking divulgado pela revista Exame, que analisa a performance no tema de 500 cidades no país.

Demos destaque para o Sistema de Gestão da Geoinformação - SIGEO-Niterói, considerado a base para toda o programa Niterói Cidade Inteligente.

Veja, a seguir, parte do conteúdo da apresentação:

O Programa Niterói Cidade Inteligente, Humana e Sustentável é coordenado pelo Secretaria Executiva e conta com a participação de várias outras secretarias municipais. 

O SIGEO permite acesso gratuito a dados sobre a cidade de Niterói.

O portal do SIGEO permite acesso gratuito à uma base cartográfica da cidade de Niterói na escala 1:2.000

O SIGEO permite a visualização digital da cidade de Niterói em três dimensões (3D)

A partir do SIGEO, a Prefeitura de Niterói vem desenvolvendo vários aplicativos em benefício da cidade.

PROGRAMA NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Monitoramento do risco de incêndio em vegetação 

PROGRAMA NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: recursos para a gestão de riscos de incêndio

INFRAESTRUTURA: Rede de Dados de Fibra Ótica

CISP: tecnologia a serviço da segurança da cidade

CERCAMENTO: Tecnologia para monitoramento da cidade

CCO-MOBILIDADE: O Centro de Controle Operacional da Mobilidade de Niterói foi considerado pelo jornal francês Le Monde como um dos destaques mundiais.

NITERÓI DIGITAL: Formar uma geração de cidadãos participativos e conectados

HACKNIT: estímulo à tecnologia e inovação.

DEFESA CIVIL: Tecnologia para uma Niterói Resiliente

COLAB: o aplicativo é uma ferramenta de cidadania e de diálogo da cidade com a Prefeitura

A organização do evento divulgou o perfil dos participantes da mesa da seguinte forma:

Relação dos debatedores:

Júlio Correia Neto (Mediador do evento e reestruturador de empresas com mais de 25 anos de experiência tendo participado da implementação de startups em empresas como Tim Celular, Intelig, Certisign, Teletrim e Hyundai Heavy. É mentor empresarial e executivo com origem na área financeira e de controladoria)

Paulo Manoel Lenz Cesar Protasio (Advogado e Empresário, Presidente do Conselho de Administração da Fomenta Rio e ex-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro)

André Luis Azevedo Guedes (Pós-doutorando em Administração de Empresas pela UFF na linha de pesquisa de Indústria 4.0 e Smart Cities. Diretor da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas para o Estado do Rio de Janeiro. Executivo com experiência na gestão pública e privada. Pesquisador internacional e empreendedor)

Axel Schmidt Grael (Ex-vice-prefeito e atual Secretário Executivo de Niterói, engenheiro florestal e ambientalista, possui 20 anos de experiência em cargos de primeiro escalão de órgãos da administração pública estadual e municipal do Rio de Janeiro, com experiência na gestão pública, formulação de políticas ambientais, gestão de projetos com financiamento externo e gestão de situações de emergência ambiental)

Pedro Reis Martins (Coordenador de planejamento do Centro de Operações da Prefeitura do Rio - COR. Profissional de comunicação, com especialização em Gestão de Projetos. Em 2015 e 2016, gerenciou a equipe de planejamento do COR para a operação da cidade nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Planejou, implementou e foi um dos coordenadores do Centro Integrado de Mobilidade Urbana - CIMU, central de integração da operação de transportes do Rio durante as Olimpíadas)

Ricardo Hechtman (Especialista em qualidade de serviços pelo Instituto Disney, Matchmaker e Desenvolvedor de novos negócios para a Economia Criativa. Investidor Anjo do AquaRio – Aquário Marinho do Rio de Janeiro e professor universitário. Representa o ecossistema de startups de Israel, realiza missões de negócios e é um dos fundadores do Falafel Valley)

Walter Marinho (Doutor em gestão e inovação pela Laurent University. Presidente do Observatório da China para a America Latina. Consultor Especial de Transparência Pública na Vice-Presidência do Brasil. Consultor de políticas estratégicas entre a comissão europeia e os países de língua portuguesa. Co-fundador do Inteligent Tranport Soluction Latin America)



--------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

SIGEO: “Praia Hoje” traz informações sobre balneabilidade na orla da cidade
SIGEO NITERÓI: Prefeitura lançou plataforma de informações georreferenciadas Prefeitura de Niterói faz cerco com instalação de 70 câmeras de monitoramento
'Despreparada para a era digital, a democracia está sendo destruída', afirma guru do 'big data'
Prefeitura inicia instalação do sistema de cercamento eletrônico
TECNOLOGIA CONTRA O CRIME: Niterói investe em monitoramento
RANKING DE CIDADES INTELIGENTES: Niterói e Santos são as únicas cidades não-capitais entre as 10 melhores do país 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.