quinta-feira, 4 de abril de 2019

NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: apresentação da experiência de Niterói em evento em Friburgo



Palestra sobre Niterói Cidade Inteligente, em Nova Friburgo.


A convite da Prefeitura de Friburgo, fui palestrante no dia 28 de março no seminário "Governo Eletrônico e Cidades Inteligentes: transparência e Cidadania", promovido pelo governo municipal e realizado no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL daquela cidade serrana.

Segundo o site da Prefeitura, o evento reuniu especialistas, gestores públicos e empresas de tecnologia de informação para troca de experiências sobre práticas inovadoras de gestão pública, apoiadas por sistemas de governo eletrônico e cidades inteligentes, visando maior eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais e maior aproximação entre poder público e cidadãos.

Outro objetivo do evento foi estimular professores e estudantes universitários de cursos nas áreas de engenharia, computação e sistemas com vistas à integração da formação acadêmica e desenvolvimento de pesquisas direcionadas à busca de soluções nesses campos do conhecimento, incluindo a elaboração de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. A ideia é transformar Nova Friburgo em laboratório a céu aberto de soluções nestas áreas do conhecimento.

Coube a mim proferir a primeira palestra, diante da presença do prefeito de Friburgo, Renato Bravo, a quem agradeço a oportunidade de compartilhar a experiência de Niterói. 




Niterói entre as 10 cidades mais inteligentes do país

A cidade de Niterói tem alcançado destaque nacional em diversos rankings em variados temas da administração pública, em avaliações executados por diversas instituições. É o caso do tema das "smart cities" (cidades inteligentes).

No evento em Friburgo, apresentei a experiência do programa Niterói Cidade Inteligente, coordenado pela Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói, com a participação de diversas outras secretarias do governo municipal de Niterói. 

A partir dos resultados do programa, iniciado em 2014, Niterói já é reconhecida como uma das cidades mais avançadas no país no tema, tendo sido classificada em 10° lugar no Ranking de cidades inteligentes e conectadas, conhecido como Connected Smart Cities, 2018. 


Ranking do Connected Smart Cities, 2018. Niterói é a 10ª melhor cidade do país.


Para elaborar o ranking, foram avaliados os resultados de 700 cidades brasileiras, sob uma sofisticada metodologia que considera mais de 70 indicadores nas áreas de: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, economia e governança.

O ranking tem espelhado os esforços e investimentos de Niterói e registra um rápido avanço em relação aos demais municípios: em 2017, foi apresentada como a 18ª da lista, saltando para o 10º lugar em 2018.

Niterói Cidade Inteligente

Ao apresentar o Programa Niterói Cidade Inteligente, abordei iniciativas como:


O uso da tecnologia e da inovação na administração pública devem estar a serviço da população e da melhoria do cotidiano da população. Não basta ser tecnologia para ser "inteligente". É preciso que a tecnologia esteja a serviço da população, promovendo a qualidade de vida e a sustentabilidade.

Mais uma vez, a cidade de Niterói tem dado exemplos para o país.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói



------------------------------------



Assista aos vídeos abaixo sobre o Niterói Cidade Cidade Inteligente:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.