segunda-feira, 6 de maio de 2019

PORTAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA: PREFEITURA INSTALA 70 CÂMERAS PARA MONITORAMENTO DO TRÂNSITO





NITERÓI SERÁ A PRIMEIRA CIDADE DO ESTADO A TER UM CERCAMENTO ELETRÔNICO TOTAL

A prefeitura de Niterói inicia este mês as operações do sistema de cercamento eletrônico, pronto para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo, emitindo alerta para que o veículo seja interceptado pela polícia. Serão utilizadas 70 novas câmeras de monitoramento conectadas a um sistema de inteligência artificial. O equipamento foi instalado nas principais vias da cidade, totalizando 21 pontos de monitoramento. A medida, prevista no Pacto Niterói contra a Violência, é patrocinada pela prefeitura em apoio as forças de segurança no combate à criminalidade.

Niterói será a primeira cidade do estado a ter um cercamento eletrônico total. Já temos dez portais de segurança nas principais entradas da cidade e hoje, com esse projeto, ampliamos para toda a cidade o monitoramento com um sistema que, além de identificar a placa, analisa as características dos veículos que estão sendo usados para praticar roubos na cidade. Tenho certeza que esse sistema vai ajudar muito na redução dos assaltos em Niterói”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

O projeto, que inclui a instalação e manutenção dos equipamentos e treinamento de pessoal está orçado em R$ 6,6 milhões, que serão pagos em quatro anos pela prefeitura, com gastos de cerca de R$ 1,6 milhão por ano. Ao final dos quatro anos, todo o equipamento pertencerá à prefeitura.

Além das 70 novas câmeras inteligentes, o sistema de cercamento contará com as 27 câmeras instaladas nos dez portais de segurança das principais vias de entrada e saída da cidade.

Cada vez que um veículo em situação irregular é identificado pelas câmeras do sistema inteligente, um alerta soará no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), de onde as câmeras serão monitoradas, para que a polícia possa ser acionada para a interceptação. Após a identificação, o veículo também passa a ser rastreado pelas outras câmeras do Cisp para facilitar a abordagem. Além de identificar veículos em situação irregular, o sistema fornece ferramentas mais completas, como cruzamento de dados, identificação pela cor dos veículos, por adesivos, por exemplo”, disse o secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Niterói, coronel Paulo Henrique de Moraes.


Fonte: Folha de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.