domingo, 12 de maio de 2019

NITERÓI MAIS VERDE: Reflorestamento avança com o apoio da UFF










Reflorestamento do Morro da Boa Vista: equipes da CLIN preparam novas áreas de plantio com a aplicação de calcário para a correção do solo e cultivam as áreas já plantadas.


Desde 2013, a Prefeitura de Niterói intensifica o trabalho de restauração de ecossistemas, principalmente nas encostas da cidade. A iniciativa ganhou ainda mais impulso a partir de 2014, quando o prefeito Rodrigo Neves criou o programa Niterói Mais Verde, que criou instrumentos legais para garantir a proteção de áreas florestadas da cidade e estabeleceu prioridades para a recuperação das áreas degradadas.

A proteção e a restauração de florestas nas encostas, além dos benefícios ecológicos, previnem acidentes geotécnicos (erosão e deslizamento de encostas), inundações e amenizam o clima da cidade.

Como resultado do programa Niterói Mais Verde, a cidade conta hoje com 123,2 m² de área verde por habitante e o trabalho de restauração de encostas já superou a marca do plantio de mais de 70 mil mudas, com prioridade para o Morro da Boa Vista (Centro) e Morro do Peixe Galo (Jurujuba).

O reflorestamento tem sido desenvolvido através de plantios desenvolvidos pela Companhia de Limpeza Urbana de Niterói - CLIN e através do sistema de Compensações Ambientais (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade - SMARHS). Também são feitos plantios em parcerias, como é o caso de áreas que foram plantadas com o apoio do INEA e da UFF, ambos no Morro da Boa Vista.



Equipes da UFF e crianças da comunidade participando dos plantios.

Plantios educativos

Na tarde do dia 07/05, o Morro do Boa Vista recebeu o plantio de diversas mudas nativas de Mata Atlântica. O plantio contou com a participação de crianças moradoras da comunidade e foi realizado através de parceria entre o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agrícola da UFF com a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN) e a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

Ações de extensão universitária, como está, aproximam a universidade da comunidade, demonstrando para os alunos do a importância da recuperação ambiental da área e ambientes do entorno do seu bairro, convidando-os para tomarem parte desta ação de recuperação ambiental, empoderando a comunidade em uma ação de gestão integrada da Prefeitura, CLIN e Universidade.




Próximos passos

A Prefeitura de Niterói acaba de anunciar o Plano de Metas 2019-2020 e incluiu dentre as suas prioridades a implantação do:

  • Programa Niterói Jovem EcoSocial, que contratará 400 jovens em 5 comunidades, que receberão uma ajuda de custo para atuar em projetos de reflorestamento, defesa civil, saneamento e gestão de parques e trilhas.
  • Restauração Florestal, projeto financiado a fundo perdido pelo BNDES, promoverá a recuperação de 203 hectares, com o plantio de mudas em áreas degradadas da Região Oceânica, inclusive nas ilhas oceânicas da Menina e do Imbuí. 
  • Parque Natural Municipal Água Escondida, abrangendo as áreas em fase de reflorestamento no Morro da Boa Vista. Com mais de 62 hectares, o Parque Natural Municipal da Água Escondida será a maior área protegida da parte central da cidade. A região abrange partes dos bairros de São Lourenço, Cubango, Fonseca, Fátima e Pé-Pequeno. Dentro do Parque estará a antiga Chácara do Vintém, implantada em 1837, formada por um aqueduto, caixas de depuração e canalizações. 
  • Praia do Sossego: Com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, será implantada uma infraestrutura de acesso e de apoio à visitação da Praia do Sossego, que faz parte do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), criado pelo Decreto 11.744/2014, assinado pelo prefeito Rodrigo Neves.

PRO-SUSTENTÁVEL

Através do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-SUSTENTÁVEL), programa da Prefeitura de Niterói financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), serão realizadas diversas ações de restauração de ecossistemas e estruturação de unidades de conservação:


Concepção artística do Parque Orla de Piratininga (POP)

  • Parque Orla de Piratininga (POP): ocupará a área de entorno da Lagoa de Piratininga, com a recuperação de ecossistemas, implantação de equipamentos esportivos, de lazer e recreativos, trilhas e ciclovias. O projeto executivo está em fase de conclusão e as obras começarão ainda em 2019.
  • Renaturalização do Rio Jacaré: o Rio Jacaré é o mais importante tributário da Lagoa de Piratininga. Com a participação da UFF, a Prefeitura está desenvolvendo o projeto para a renaturalização do rio, que será uma experiência pioneira no país de restauração de um rio urbano.
  • Restauração ambiental do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu: um trabalho de monitoramento das lagoas vai indicar as diretrizes para o trabalho de recuperação deste importante patrimônio de Niterói.
  • PARNIT: implantação de infraestrutura de apoio à visitação do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), no Morro da Viração.


As iniciativas de Niterói na proteção e recuperação de suas áreas verdes já deram à cidade destaque nacional e internacional. Em 2018, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO ter incluído a experiência niteroiense como uma das melhores do mundo no livro "Forests and Sustainable Cities: inspiring stories from around the world". Niterói e Lima são foram as únicas cidades latino-americanas citadas na publicação.

Vamos em frente para fazer de Niterói uma referência de sustentabilidade e justiça social.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.