quinta-feira, 2 de maio de 2019

RETROCESSOS AMBIENTAIS: Filme desmistifica mentiras divulgadas para opor florestas e produção rural



LUZ ÁS TREVAS

O maior antídoto para o boato e as "Fake News" é a informação! Em tempos obscuros, de retrocessos ambientais, o meu colega de profissão - o engenheiro florestal Tasso Azevedo- tem sido uma das mais importantes vozes a alertas sobre o desmatamento e as mudanças climáticas.

Não deixe de assistir ao vídeo, que apesar de curto, é embasado em estudos acadêmicos e mostra dados que desmistificam a inexistente contradição entre floresta/clima e atividade rural. Se praticada de forma responsável, a agropecuária pode ser uma aliada do clima e da floresta.

Axel Grael


-------------------------------------------






O filme "Fatos Florestais" derruba mitos que opõem conservação à produção

Foi lançado hoje o filme Fatos Florestais, que busca esclarecer uma série de inverdades que vêm sendo divulgadas sobre a conservação de florestas e o uso da terra para fins agrícolas.

Em formato de conversa entre o engenheiro florestal Tasso Azevedo, do Observatório do Clima, e a atriz Camila Pitanga, o filme de 13 minutos resulta de uma parceria entre o Observatório do Clima, a Produtora Imaginária e o cineasta Fernando Meirelles, da O2 Filmes.

O filme expõe dados obtidos do cruzamento de duas grandes bases públicas de informações: o projeto MapBiomas, que mapeou todas as alterações da cobertura vegetal no país nos últimos 35 anos, e o Atlas da Agropecuária Brasileira, criado pela Esalq-USP e pelo Imaflora, que mapeou a situação fundiária do país inteiro. Fatos Florestais também recorre a dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

FICHA TÉCNICA Produção: Fernando Meirelles, Observatório do Clima e Produtora Imaginária Com: Tasso Azevedo e participação de Camila Pitanga Direção: Gisela Moreau Roteiro: Oswaldo Braga de Souza, Claudio Angelo, Tasso Azevedo e Fernando Meirelles Assistentes de direção: Fred Rahal Mauro e Danila Bustamante Animação: Marina Quintanilha Ilustrações: Marina Quintanilha e Gisela Moreau Câmera: Tiago Laires Edição: Fred Rahal Mauro e Danila Bustamente Musica, sound design e finalização de áudio: Quincas Moreira Assistentes de estúdio: Lucca Carvalho e Heitor Peres Agradecimentos: O2 Filmes, ISA, Luiz Bolognese, Carlos Rittl e Raul Telles do Valle.


Fonte: Página 22




------------------------------------------


Foi lançado o filme Fatos Florestais, que busca esclarecer uma série de inverdades que vêm sendo divulgadas sobre a conservação de florestas e o uso da terra para fins agrícolas.

Em formato de conversa entre o engenheiro florestal Tasso Azevedo, do Observatório do Clima, e a atriz Camila Pitanga, o filme de 13 minutos resulta de uma parceria entre o Observatório do Clima, a Produtora Imaginária e o cineasta Fernando Meirelles, da O2 Filmes.

Assista aqui:





QUE SE FAÇA LUZ NAS TREVAS...!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.