segunda-feira, 6 de maio de 2019

Niterói vai produzir metano para geração de energia elétrica



Projeto será lançado ainda este ano no Centro de Tratamento de Resíduos do Caramujo Foto: O Globo


Será a primeira cidade do estado do Rio a fazê-lo; Projeto pioneiro integra Plano de Metas da prefeitura para 2019 e 2020

O Globo
NITERÓI — Niterói será a primeira cidade do Estado do Rio a produzir gás metano para geração de energia elétrica a partir do processo de biodigestão. O projeto será lançado ainda este ano no Centro de Tratamento de Resíduos, no Caramujo. Essa é uma das 200 metas estipuladas para 2019 e 2020, que serão apresentadas pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT) nesta quinta-feira, às 9 horas, no Teatro Popular Oscar Niemeyer .

— Das metas estipuladas para a gestão do ano de 2018, 75% dos objetivos foram cumpridos — pontua Rodrigo.

A prefeitura também vai construir um Centro de Diagnóstico por Imagem no Hospital Municipal Carlos Tortelly , no Bairro de Fátima. A unidade de saúde vai contar duas salas para radiologia digital, sala para mamografia, tomografia computadorizada, além de salas de endoscopia, ecocardiografia e ultrasonografia.

O local também vai dispor de tomógrafo, mamógrafo, aparelho de ultrassonografia e radiografia, e ecocardiógrafo cardiovascular. O Centro contará ainda com laboratório completo de análise clínica.

O projeto Niterói Jovem Ecosocial é outra iniciativa que integra o plano de metas. O programa é destinado a moradores de comunidades com alto índice de vulnerabilidade social. A iniciativa busca qualificar os jovens de 16 a 24 anos para que atuem como agentes transformadores dentro da comunidade em quatro eixos de trabalho: reflorestamento, defesa civil, águas e parques. Serão 400 vagas com bolsa-auxílio no valor de R$ 500.

— A proposta é dar educação formal, formação profissionalizante, educação ambiental, experiência profissional e capacitação qualificada a esses jovens. Em contrapartida, eles participarão de serviços como reflorestamento, apoio a conservação de rios e nascentes, além de participar no apoio ao monitoramento e planejamento de ações relacionadas às áreas sujeitas a queimadas, entre outras ações — detalha o prefeito.

Inserida no site do Sistema de Gestão de Geoinformação (Sigeo), a plataforma de novos negócios será mais uma das metas apresentadas pelo prefeito. O programa vai indicar ao empreendedor dados que possam contribuir para a escolha da região em que ele pretende investir e abrir seu negócio, além de informar, por região, perfil da população, perfil comercial, atividade econômica e financeira, entre outras instruções que possam agregar valor ao negócio do niteroiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.