sexta-feira, 31 de maio de 2019

Projeto Grael realiza Semana do Meio Ambiente 2019



O evento vai acontecer entre os dias 3 e 7 de junho e vai contar com mesas de debate, oficinas, gincana ecológica, caravana da ciência, entre outros. Lucas Benevides / Arquivo


Evento terá como tema 'O Futuro em Águas Limpas'

O dia 5 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente pela Organização das Nações Unidas- ONU com a finalidade de alertar e conscientizar a população mundial sobre a importância de valorizar o planeta por meio da preservação de recursos naturais. Já no dia 8 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, que visa mobilizar a humanidade em prol de sua defesa e preservação. Tendo em vista o agravamento dos problemas ambientais no decorrer dos anos e, para promover um meio de discussão e conscientização com a população, o Projeto Grael vai realizar a Semana do Meio Ambiente 2019 com o tema: "O Futuro em Águas Limpas".

Dados divulgados pela ONU revelam que aproximadamente 8 milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos e que o plástico representa uma média de 90% do lixo flutuante encontrados nos mares. Estima-se, no entanto, que até 2050, se o ritmo de poluição marinha (com descartes de garrafa plástica, sacolas e copos) não for desacelerado, será encontrado mais plástico do que peixes no oceano.

O problema de plástico e microplástico nos oceanos já não é novidade e os dados são alarmantes. Felizmente várias iniciativas têm sido testadas e elaboradas para solucionar o problema, e o Projeto Águas Limpas é uma delas. Patrocinado pela Águas de Niterói em parceria com o Instituto Rumo Náutico – Projeto Grael, o projeto utiliza uma embarcação específica e capacitada para realizar um trabalho totalmente inovador, a coleta de lixo flutuante no mar. Além disso, também são realizadas inúmeras pesquisas com instituições parceiras sobre as diversas questões que envolvem este assunto.

A abertura da Semana do Meio Ambiente 2019, que acontece na próxima terça, dia 4 de junho, às 14h, vai trazer a apresentação do resultado inédito de uma pesquisa realizada sobre os impactos da contaminação por microplástico no meio ambiente como um todo e nos seres vivos. Para isso, foi realizado um estudo da contaminação encontrada nos Siris que habitam a Baía de Guanabara e de que forma essa contaminação pode afetar a vida da população.

De acordo com o Coordenador de Meio Ambiente do Projeto Grael, Thiago Marques, a iniciativa da Semana do Meio Ambiente deste ano tem a finalidade de refletir sobre nosso modo de consumo atual e a consequente geração de resíduos, promover o debate sobre a água o saneamento básico e sensibilizar a população sobre ao impacto do lixo flutuante nos oceanos e, sobretudo, na Baía de Guanabara. “Além disso, serão apresentados projetos inovadores em parceria com as universidades integrando a pesquisa científica e a produção de conhecimentos sobre a Baía de Guanabara, por meio do protagonismo e participação dos alunos do Projeto Grael, com o objetivo de formar uma nova geração de cientistas cidadãos”, afirmou Thiago.

A programação vai contar com mesas de debate, oficinas, gincana ecológica, caravana da ciência, entre outros. A proposta do evento é promover o debate e a reflexão acerca de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que estão diretamente alinhados ao legado ambiental do Projeto Grael, sobretudo, o ODS 14- Vida na ÁGUA.

O evento possui uma programação específica para os alunos da instituição e para o público em geral, entre os dias 03 e 07 de junho nos horários de 8h às 17h. O Projeto Grael fica situado na Avenida Carlos Ermelindo Marins, número 494, em Jurububa- Niterói e conta com a participação de todos para essa ação educativa.

Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.