segunda-feira, 13 de maio de 2019

ILUMINAÇÃO DE LED: ruas de Niterói terão mais luz com menos consumo de energia



COMENTÁRIO:

A implantação de mais 9 mil pontos de LED na iluminação pública da cidade é uma das prioridades do Plano de Metas 2019-2020 anunciadas pela Prefeitura de Niterói na semana passada.

Além de prover uma iluminação de melhor intensidade, a nova tecnologia reduz o gasto com energia em 50%, tornando-se um maior conforto para a população, as ruas ficam mais seguras e a cidade vai ficando mais sustentável.

Com a nova iluminação, será disponibilizado outros serviços para a população como a iluminação digital das ruas, permitindo, dentre outras vantagens, uma melhor conectividade para os usuários da internet.

Vamos em frente.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói.




-------------------------------------------------------




Ruas de Niterói terão mais 9 mil novos pontos de LED







Sistema de iluminação representará economia de 50% no consumo de energia da cidade, garante a Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói fará a substituição de 9 mil pontos de iluminação de lâmpada de sódio por LED em 83 ruas, entre elas os principais corredores viários da cidade. O edital de licitação para a contratação da empresa que realizará o serviço será lançado no próximo mês. O projeto será implantado em vias como Alameda São Boaventura e Desembargador Lima Castro, no Fonseca; Marquês do Paraná, no Centro; Dr. March e General Castrioto, no Barreto; Caetano Monteiro, em Pendotiba; e Roberto Silveira e Gavião Peixoto, em Icaraí, além da orla do bairro; o que possibilitará uma economia de cerca de 50% de energia. O investimento será de R$ 35 milhões.

O secretário municipal de Governo, Comte Bittencourt, enfatiza que, para a implantação deste projeto, estão sendo analisadas todas as especificações técnicas das vias consideradas de maior movimento. Para isso, os técnicos da prefeitura levam em consideração o fluxo de pessoas, de veículos, disponibilidade de pontos de instalação e operacionalidade, entre outros fatores.

“O que estamos fazendo é uma antecipação de troca de pontos de luz nas principais vias da cidade, a partir de estudo realizado pelo Município. O trabalho levou em consideração a necessidade mais emergencial de atender os bairros. A prefeitura continuará estudando a ampliação de todo o sistema de iluminação através da Parceria Público-Privada, que é um processo mais demorado, mas que não está descartado para ser implantado futuramente”, explica Comte.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos Dayse Monassa diz que a previsão para a substituição dos nove mil pontos de iluminação é de 18 meses. Ela lembra ainda que a cidade já conta hoje com mais de dois mil pontos com LED, que vêm sendo instalados gradativamente.

“A manutenção dessas lâmpadas é muito mais prática e econômica. Além disso, a garantia de vida útil desses modelos é de até cinco anos, oferecendo mais segurança para o sistema. As lâmpadas de LED propiciam uma iluminação mais eficiente porque economizam no consumo e na manutenção, além de ajudar o meio ambiente. Inicialmente, vamos implantar o sistema em vias por onde circulam ônibus”, explica a secretária.

Instalados – Nos últimos anos, a Prefeitura de Niterói vem realizando a implantação de lâmpadas de LED em diferentes pontos na cidade. Um dos locais já contemplados com a instalação desse sistema de iluminação é o Boa Vista, na Região Oceânica, onde foram colocadas 167 lâmpadas de LED, com potência de 120 watts. Todo o trajeto da TransOceânica também já conta com o novo sistema de iluminação. São 1.206 pontos de LED ao longo da via. Os bairros São Francisco, Charitas e Engenhoca também contam com algumas vias contempladas com a tecnologia.


Fonte: O Fluminense














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.