sábado, 9 de março de 2013

Prefeito de Niterói recebe nova missão do BID



Representantes do banco vieram acertar detalhes da liberação de R$ 100 milhões para investimento em infraestrutura e mobilidade urbana da cidade


Foto de Janaína Gouveia

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o vice-prefeito, Axel Grael, receberam, nesta sexta-feira (8.3), na sede da prefeitura, a segunda missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No encontro, foi discutido o escopo do projeto que o município apresentou ao banco para a obtenção de recursos para investimento na infraestrutura e revitalização da cidade.

Entre os temas tratados destacam-se: urbanização de comunidades e inclusão social; transporte e mobilidade urbana; requalificação do Centro; e fortalecimento institucional. Os representantes do BID informaram que nos próximos dias farão uma avaliação das informações fornecidas pela prefeitura e vão orientar a equipe do governo, comandada pelo vice-prefeito Axel Grael, coordenador do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), em relação à necessidade de mais dados, documentos e atualização de informações. Também foi acertada uma nova reunião, a ser realizada até o fim do mês, para discutir os últimos detalhes do acordo de cooperação.

Para o prefeito, a velocidade com que as negociações avançam demonstram toda a disposição do BID em atender à demanda do município:

“Esses investimentos são fundamentais para os preparativos de Niterói com vistas às olimpíadas de 2016. Essa é a segunda missão do BID em Niterói este ano e demonstra o empenho da instituição em agilizar o processo de assinatura do acordo de cooperação no valor de R$ 100 milhões” disse o prefeito, adiantando que o coordenador da missão, Aderbal Curvelo, já está em Washington, nos Estados Unidos, para agilizar a liberação do contrato.

Rodrigo Neves fez, ainda, um agradecimento à ministra do Planejamento, Miriam Belchior e ao governador do Rio, Sergio Cabral, que se empenharam em ajudar Niterói na recuperação dos recursos que já haviam sido arquivados pelo banco.

Para Paulo Ribeiro, consultor do BID, todos os esforços estão sendo feitos para liberar os recursos para a cidade: “O BID está empenhado nisso. O banco tem todo o interesse em estabelecer uma parceria com a prefeitura de Niterói”.

Outro representante da missão, Rodrigo Speziali frisou que a participação da prefeitura está diretamente ligada à aprovação do empréstimo: “É importante destacar o compromisso e o empenho da prefeitura de Niterói em atender as demandas do BID, sempre agilidade e a grande competência técnica. O comprometimento da prefeitura é de extrema importância para o resgate desse projeto.


Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.