quinta-feira, 21 de março de 2013

Rodrigo Neves lança programa que vai inaugurar 20 creches até 2016

Foto de Guto Maia.

Segundo a Prefeitura, a primeira dessas escolas será inaugurada na Vila Ipiranga, na próxima quarta-feira (27), às 10h, resultando em mais 100 vagas na rede municipal

Ampliar a rede municipal de educação infantil em quase 80%, elevando de 26 para 46 o número de Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) da cidade, além de criar 3 mil novas matrículas para as crianças da cidade até o ano de 2016. Essas são as metas do Programa Mais Infância, lançado na manhã de ontem, no Teatro Popular do Caminho Niemeyer, pela Prefeitura de Niterói.

“Isso traduz, em boa medida, o nosso projeto estratégico para a cidade. Vamos fazer de Niterói uma cidade moderna, com projeção internacional, autoestima e identidade resgatadas, cuidando de todos, mas com atenção especial para os que mais precisam do poder público, por isso, nosso primeiro programa de governo está voltado para as crianças”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves, ao participar da cerimônia.

“São metas e objetivos viáveis concebidos em pouco mais de dois meses, mesmo com todas as dificuldades e situação crítica de nossas finanças. Queremos fazer o projeto uma referência em Niterói através dessa parceria com o Governo Federal. Vamos construir e manter essas unidades. Neste ano, já entregaremos cinco dessas UMEIs”, antecipou Neves.

Segundo a Prefeitura, a primeira dessas escolas será inaugurada na Vila Ipiranga, na próxima quarta-feira (27), às 10h, resultando em mais 100 vagas na rede municipal. As demais estão localizadas nos bairros de Ponto Cem Réis (80 vagas), Itaipu (100), Caramujo (300, sendo 70 em berçários) e no Sapê (170). “Ao todo, serão 750 novas vagas”, contabilizou o prefeito.

Para o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, o Programa Mais Infância representa um marco no setor.

“Significa a reconfiguração de uma resposta à demanda histórica existente em Niterói e ainda cumpre um importante papel no que diz respeito à organização familiar, principalmente em residências geridas por mulheres. Ter um atendimento pedagógico qualificado dá tranquilidade para essas mães ou responsáveis”, destacou.

“Neste primeiro momento do programa, nosso critério foi concluirmos o que estava em andamento na gestão anterior, apesar de, mesmo em situação de obra, muitas unidades não terem sido repassadas para nós em condições adequadas. De 2014 em diante, adotaremos variáveis como o Censo do IBGE, dados da oferta atual de vagas e a demanda do município para definirmos as localidades onde as escolas serão erguidas. Temos umas seis áreas potencialmente definidas”, antecipou o secretário.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SMECT), cerca de R$ 18 milhões já foram obtidos junto ao Ministério da Educação (MEC) para a construção de 9 das demais 15 UMEIs do programa. “Estamos articulando recursos para o restante. Todos os projetos estão dentro dos parâmetros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para, justamente, facilitar a aprovação da proposta”, resumiu Waldeck Carneiro.

Entre as áreas com potencial para receber as próximas unidades de educação nos próximos anos, segundo a SMECT, estão Jurujuba, Morro do Castro, Viçoso Jardim, Piratininga, Nova Brasília, Coronel Leôncio e Teixeira de Freitas.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.