domingo, 31 de março de 2013

Portal de Niterói vai transformar a orla do Centro




Bruno Uchôa

Região da Praça Arariboia será revitalizada até dezembro. Projeto paisagístico inclui a diminuição da poluição visual e o reordenamento do entorno da estação

A Prefeitura promete reformar completamente a Praça Arariboia. A intenção é torná-la uma bela porta de entrada da cidade. As intervenções ainda não têm data para começar, mas, segundo a secretária de Urbanismo, Verena Andreatta, as obras vão estar prontas em dezembro. Será revitalizado todo o trecho entre a Praça Juscelino Kubitschek e o Terminal João Gourlart com extensão de 500 metros. O projeto, que engloba área de seis mil metros quadrados já está finalizado e foi concebido pela própria Secretaria de Urbanismo. As mudanças incluem a liberação completa da área em frente à estação das Barcas, com reordenamento de bancas de jornal, orelhões e comércio ambulante para facilitar a circulação das pessoas e reduzir a poluição visual, além de um novo projeto paisagístico. Atravessar as duas pistas da Avenida Visconde de Rio Branco também se tornará mais simples com o projeto. A iluminação também será reformada para tornar a calçada mais segura durante a noite com instalação de lâmpadas de Led, mais eficientes e econômicas.

Orçamento preliminar prevê investimento de até R$ 1,5 milhão nas melhorias. Segundo a secretária, os recursos poderão surgir de uma parceria com as empresas instaladas na região. Verena diz que os administradores do shopping que ocupa uma parte do local, de uma lanchonete fast-food, da CCR Barcas e da Niterói Park já se manifestaram a favor do projeto apresentado pela Prefeitura. De acordo com Verena, a ideia inicial é que as empresas “comprem” o projeto e arquem com o investimento. No entanto, ela não descartou que a Prefeitura faça o aporte necessário para a realização da obra.
“Estas empresas que aderiram formarão um pool e vão ser os financiadores. Por isso ainda estamos estudando esse financiamento. O pool contrataria uma empreiteira para realizar as obras. Neste cenário eles patrocinam a obra. Já houve uma adesão inicial. Falta só adesão formal. Mas se eles não aceitaram, a Emusa vai fazer a obra. No dia 10 (do próximo mês), o Prefeito assina um termo e no início de maio os documentos jurídicos estarão prontos”, explica Verena Andreatta.

A secretária também informou que a Teroni, responsável pela administração do terminal rodoviário João Gourlart, também aderiu à ideia. O projeto, diz Verena, foi elaborado com o auxílio destas empresas e foi priorizado pela Prefeitura por ser de rápida execução.

“Esse projeto não tem a expectativa de ser a revitalização do Centro. Mas é um primeiro passo neste sentido. O primeiro passo possível e exequível em um curto espaço de tempo”, afirmou ela.
A previsão é que as obras durem quatro meses a partir da data inicial. Segundo Verena, as intervenções poderiam começar em curto prazo. Porém, a Secretaria mantém diálogo com a CCR Barcas, uma vez que a companhia começará a reforma da Estação Arariboia em meados deste ano.

“Já estamos com tudo pronto para começar a obra. Mas as barcas vão fechar para reformar a estação atual. Então não dá para começar a obra agora e terminar em agosto. Os caminhões da obra das barcas vão precisar passar e acabariam destruindo o que teria sido feito. A gente tem que sincronizar os cronogramas. A intenção é entregar a obra junto com a nova estação das barcas”, acrescenta.
O projeto é fundamental também por conta da ampliação da estação das barcas. Segundo a Secretaria de Urbanismo, o fluxo de pessoas que passam pela estação deve dobrar a partir do ano que vem. Segundo a companhia, a capacidade subirá dos atuais dois mil para quatro mil pessoas.

“Com a duplicação da estação, esta será uma área de alto tráfego, justamente no miolo, por isso, tem que ser uma área desobstruída”, completa Verena Andreatta.

Prioridade do pedestre

Para facilitar o acesso das oito mil pessoas por hora que circulam na praça, o projeto prevê a liberação total da área em frente à estação, melhorando a entrada e saída dos usuários das barcas com intervenções também nas travessias da Avenida Visconde de Rio Branco. A ideia é que o escoamento seja mais rápido e seguro através da compactação das faixas. Os canteiros que existem entre as duas pistas da Visconde de Rio Branco também serão removidos.

“Haverá uma travessia universal com tempo semafórico suficiente para que as pessoas atravessem francamente, que não precisem ficar esperando, correndo ou parar entre as duas pistas. É muito importante até por uma questão de segurança”, explica a secretária.

Atualmente, os pedestres que tentam acessar a estação das barcas sofrem com todo tipo de obstáculos. São bancas de jornal, orelhões, vendedores ambulantes e jardineiras instaladas no meio das calçadas, que tornam o fluxo de pessoas confuso. Segundo a secretária, haverá um corredor livre para a circulação. Comércios e serviços serão alinhados em uma faixa e será instalada também uma ciclovia.

“A ordenação de todos os elementos de mobiliários urbanos será feita em uma faixa de serviços que será pintada em amarelo, onde estarão orelhões e bancas de jornal, por exemplo. Até para fiscalização ficará mais fácil. Se não estiver na faixa amarela estará errado”, diz.

As pistas que dão acesso ao estacionamento do shopping serão transformadas em calçada. Segundo Verena, os carros vão continuar entrando, mas a prioridade será do pedestre. A estátua de Arariboia permanecerá no mesmo local, os bancos em volta das árvores serão substituídos por mobiliários que remetem ao MAC e continuarão servindo como assento e a paginação do piso de saída e entrada da estação será de granito liso com desenho de flechas.

Fonte: O FLUMINENSE   

 

Um comentário:

  1. Louvável a iniciativa da prefeitura, melhorar a entrada principal,,digamos assim, da cidade.Bonito projeto.Vamos aguardar.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.