quarta-feira, 27 de março de 2013

Equipe do Projeto Grael visita a Grota do Surucucu

O relato abaixo é do oceanógrafo Vinícius Palermo, do Projeto Grael, sobre a visita que realizou à comunidade da Grota do Surucucu, onde moram muitos dos alunos do Projeto Grael. Vinicius é coordenador do Projeto Águas Limpas, iniciativa ambiental do Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael), dedicada à educação ambiental e a contribuir para a solução do problema do lixo flutuante na Eneada de Jurujuba e na Baía de Guanabara.

A comunidade da Grota do Surucucu, localiza-se a montante do Rio São Francisco (Canal de São Francisco), na Bacia Hidrográfica da Enseada de Jurujuba. O Rio é responsável pelo maior aporte de poluição (esgoto sanitário), lixo e sedimentos para a Enseada.

Saiba mais sobre o problema em:

Canal de São Francisco leva toneladas de lixo para a Baía de Guanabara
Cena bucólica em meio ao caos urbano
Lixo flutuante: um problema que parece se agravar na Baía de Guanabara

Axel Grael
---------------------------------------------


Visita na Grota do Surucucu

Vinicius Palermo

No dia 27 de março, estivemos na Grota do Surucucu com a intenção de conhecermos um pouco mais da comunidade local - com a qual queremos fortalecer contatos e parcerias para a viabilização, junto com o Instituto Ambiente em Movimento, do projeto de formação de Jovens Agentes Ambientais, que farão parte das ações preventivas e educativas do Projeto Águas Limpas.

Nosso primeiro encontro (18/3/13) foi com a Valéria, assistente social que atua no contato dos moradores com as obras do PAC que estão sendo realizadas na comunidade. Através dela fomos apresentados à diretora da Escola Estadual Duque de Caxias (única da localidade), que foi muito receptiva ao projeto de formação de jovens, inclusive disponibilizando a estrutura da escola para a realização das atividades do curso. 


Pátio da Escola Estadual Duque de Caxias.


Agentes de saúde e zoonoses em ação na Grota do Surucucu, Niterói.

Ainda, com o objetivo de conhecermos outras intervenções na comunidade, fomos apresentados à equipe de agentes de saúde e zoonoses, membros do posto de saúde da Grota e que estão atuando diretamente nas campanhas preventivas contra a dengue. Aproveitando a oportunidade, conhecemos a sede do posto de saúde e acompanhamos a vistoria rotineira de campo que circula pelas vielas e ruas da comunidade.

De acordo com os agentes, nessas vistorias a participação de membros da CLIN (Companhia de Limpeza de Niterói) é fundamental para a identificação e organização dos locais onde existem lixo e entulhos abandonados. Porém, nesta vistoria não houve a presença de nenhum representante da CLIN, embora a Companhia tivesse confirmado a participação nas reuniões mensais do comitê da Dengue, realizadas na policlínica do Largo da Batalha.

Vale ressaltar a seriedade e importância do trabalho realizado pelos agentes de saúde e zoonoses que, em sua maioria, são moradores da própria comunidade e conhecem bem a realidade local.


Link: fotos da vistoria.

Fonte: Projeto Águas Limpas: Visita na Grota do Surucucu

Um comentário:

  1. Importante ação para q a comunidade q vive no entorno da cabeceira do rio perceba sua importância para toda a região e, não, apenas para a Grota do Surucucu. Sem dúvida, a chegada da ONG inspira confiança e não cria o mal-estar muitas vezes causado pela aproximação do poder público de forma truculenta. "Chegar chegando" é mto bom!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.